sábado, fevereiro 21, 2009

Uma floresta dentro de uma garrafa



Amanhã, dia 22 de Fevereiro, às 11H 55 min., a SIC irá transmitir um documentário intitulado “Cork – Forest in a Bottle”, produzido pela BBC. (Nota: Este documentário foi transmitido pela BBC Two em Dezembro de 2008 e pela BBC One em Janeiro deste ano).

2 comentários:

Júlia Galego disse...

Olá Pedro!
Como vinha de viagem, de regresso de Lisboa, só pude ver a gravação do programa mais tarde. Achei-o muito bom e veio mesmo a calhar porque estou envolvida num projecto relacionado com a biodiversidade nas áreas de montado, cerealíferas e húmidas aqui do concelho. O projecto é de iniciativa do RAIA - Recanto Alentejano de Interpretação Ambiental - tendo este resultado de uma parceria entre a Associação Aldeia e a Santa Casa da Misericóridia de Campo Maior (a minha filha é a coordenadora do projecto que se chama Saberes e Ambiente, patrocinado pela Gulbenkian e pela Delta). Ao meu grupo (séniores) calhou a biodiversidade nas pseudo-estepes cerealíferas, a um grupo de crianças o montado e aos alunos da escola secundária as áreas húmidas.
O documentário permite ver de modo diferente, muito mais sugestivo, a realidade deste sistema tão importante para a conservação da biodiversidade.
Abraço

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá Júlia,

O documentário é simplesmente fabuloso...

Pode fazer mais pela defesa do nosso montado que qualquer campanha institucional. Infelizmente, alguns dos maiores inimigos do montado, e dos sobreiros em particular, estão no nosso próprio país.

A verdade é que entre as previsíveis alterações climáticas, a pressão turística (e os famosos PIN), a concorrência dos vedantes sintéticos e as doenças que afectam os sobreiros, o sobral parece ser um alvo acossado por toda a parte.

Alegra-me ver essa determinação em contrariar este estado de coisas e verificar que neste esforço se envolve a sociedade civil, dos mais aos menos novos, em aliança com diversas instituições e empresas.

Abraço.