segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Covilhã (Portugal), século XXI





Imagens do blogue Estrela no seu melhor

O blogue Estrela no seu melhor acaba de denunciar mais uma situação de esgotos a céu aberto, a escassos quilómetros do centro da cidade da Covilhã e, pelo menos em parte, ainda no Parque Natural da Serra da Estrela.

Este é o verdadeiro retrato do que somos em pleno século XXI; situações como a descrita são ainda, infelizmente, abundantes no nosso país. A mim, esta em particular, choca-me sobremaneira "apenas" porque é na minha cidade e na minha serra.


Aparentemente, o país está mais rico, mas em quê? À custa do endividamento (de particulares, da banca, do Estado, etc.) fomos criando a ilusão (da qual, desenganem-se, apenas estamos a começar a acordar) de que estaríamos mais desenvolvidos. Puro engano...

Todos esses milhões têm sido gastos em bens materiais, supérfluos e de ostentação; no caso dos particulares foram telemóveis, roupas de marca, carros alemães, viagens ao Brasil, etc. No caso do Estado, foram os estádios do Euro, as Expos e o que ainda aí vem (Ota, TGV, etc.).

Mas, e volto a sublinhar este aspecto, o que verdadeiramente nos separa da restante Europa, é a falta de uma cultura cívica e ambiental. Eu diria mesmo, que o que faz falta é um verdadeiro patriotismo, isto é, gostarmos do nosso país a sério e todos os dias.
O patriotismo não se pode esgotar nas bandeirinhas à varanda, tem que ser vivido todos os dias, por exemplo, não abandonando electrodomésticos e restos de obras na Natureza, não fazendo churrascos no Verão à sombra dos pinhais, não abandonando os plásticos do sku e não pactuando com esgotos a céu aberto.

Não precisamos de mais leis; alguns dirão que precisamos é de penas mais duras para quem polui e de mais fiscais que as denunciem, mas eu digo que precisamos é de começar a gostar verdadeiramente deste país e de ter um pouco de vergonha na cara.
A Europa, trouxe-nos um certo bem estar, mas em termos de respeito pela Natureza, pelo meio ambiente, pela própria terra que nos viu nascer, continuamos como há 20 anos: pobres e malcheirosos, sempre preocupados com a aparência e escondendo a porcaria nas traseiras!

1 comentário:

Pétalas cor de rosa disse...

Portugal precisa de cuidar mais do seu património natural, pois o ambiente devia estar num patamar mais elevado. Concordo contigo...isto é só aparências.