quinta-feira, abril 29, 2010

Marcadas!



Em Sintra, uma vez mais! Por favor, assinem e divulguem a petição em defesa das árvores de Sintra.

Vamos impedir o poder municipal de Sintra de continuar a ignorar as aspirações justas dos seus munícipes, em usufruir de um ambiente de qualidade. Ou andará o Dr. Fernando Seara tão distraído e preocupado com o futebol, que ainda não reparou no que se passa na sua vila e concelho?

Recordo as palavras do Pedro Arrabaça, num comentário deixado no blogue da Árvores de Portugal:

"Esta vaga de des­trui­ção em Sin­tra é revol­tante, triste e ver­go­nhosa. Não con­sigo per­ce­ber por­que é que esta prá­tica foi, nas ruas aqui mos­tra­das, aban­do­nada há 20/30 anos, tendo-se dei­xado as tílias e os plá­ta­nos recu­pe­rar um pouco da sua dig­ni­dade, para tudo ter­mi­nar nesta misé­ria, uma gera­ção mais tarde. Há algo pro­fun­da­mente errado e peri­goso nos ser­vi­ços de ambi­ente deste muni­cí­pio, que dela­pida e rapina os bens que foram colo­ca­dos à sua guarda. Os espa­ços públi­cos desta vila tornaram-se um des­con­forto emba­ra­çoso, uma suces­são lúgu­bre de luga­res a evi­tar; quanto ao seu título de “Patri­mó­nio Mun­dial” (atri­buído pelo valor da sua pai­sa­gem cul­tu­ral!) merece ser seri­a­mente posto em causa."


7 comentários:

Artemísia disse...

Assinei pela 3ª vez, tornei a partilhar no meu facebook, escrevi mail à organização das palestras "Coisas d'árvores", e penso esvrecer ao Nós por Cá, da SIC. Eles costuma gostar destas situações em que a bota não bate com a perdigota...

Artemísia disse...

Bem... para estas já não há muito a fazer...http://www.matosinhoshoje.com/index.asp?idEdicao=460&id=24424&idSeccao=3497&Action=noticia

Cortar árvores por causa de alergias... nesse caso também proibiriam a venda de doces para não prejudicar os diabéticos, não?
Argumento meio parvo eu sei...

Anónimo disse...

As marcações foram tiradas, apesar de uma máquina ainda lá ter estacionado. Será apenas um adiamento?

Anónimo disse...

SIC não ok ??
sintrense

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Artemísia,

Geralmente, prefiro os caminhos tradicionais, mas como a petição, apesar de ter quase 300 assinaturas, não obteve resposta da CMS, sou capaz de apostar em vias alternativas...como essa da denúncia à comunicação social.

Pode ser que resulte e obrigue a CMS a prestar contas dos estragos que tem feito. De nada servirá às dezenas de árvores roladas, mas poderia ajudar a evitar situações futuras.

Sobre Matosinhos...Já por diversas vezes escrevi sobre essa temática dos choupos, por exemplo: http://sombra-verde.blogspot.com/2009/05/os-choupos.html

Especificamente sobre os choupos de Matosinhos, sairá, em breve, no blogue da Árvores de Portugal, a nossa posição sobre o assunto.

Sintrense:

Em relação ao primeiro comentário, temo que seja apenas um adiamento. A empresa que ganhou o concurso para podar as árvores do concelho, como acontece nestes casos, receberá X se cumprir com o caderno de encargos e podar as Y árvores aí referidas. Se não as podar todas, não receberá o dinheiro na totalidade. Logo, é do interesse da empresa completar o serviço o mais depressa possível.

Sobre a SIC...Se o fizer, e provavelmente é o que irei fazer, direi o que tiver a dizer em nome próprio e sem citar mais ninguém, como é evidente.

Gonçalo disse...

Saiu hoje no Destak uma noticia do BE Sintra sobre este assunto, não encontrei a noticia do jornal mas aqui fica do site do BE-Sintra

[url]http://www.be-sintra.org/index.php?option=com_content&task=view&id=260&Itemid=33[/url]

Anónimo disse...

As petições não são para ser assinadas várias vezes, pelas mesmas pessoas! (convém avisar...pelos vistos ...)