Há tempos tive oportunidade de publicitar a oferta que o Rúben Vilas Boas fez de um conjunto de árvores para adopção.
O Francisco Carvalho aceitou o desafio e acolheu estas árvores. 21 árvores! O castanheiro da imagem prova como a operação teve sucesso e como o amor às árvores propicia estes pequenos milagres.
O Francisco Carvalho aceitou o desafio e acolheu estas árvores. 21 árvores! O castanheiro da imagem prova como a operação teve sucesso e como o amor às árvores propicia estes pequenos milagres.
7 comentários:
Fico muito feliz que as árvores que plantei tenham agora uma nova casa onde podem crescer à vontade! Obrigado Francisco e Pedro! :)
Os castanheiros são mesmo espectaculares pois ainda pequeninos têm muitas folhas e enormes!
Já agora aproveito para dizer como vão as minhas plantações: No outono passado recolhi sementes de freixo, bordo,carvalho-roble e sabugueiro (é a primeira vez que tento) Os resultados não são muito maus: grande parte dos robles já nasceu, os bordos apenas alguns, os freixos e os sabugeiros é que nada... (de qualquer forma, sobre os sabugueiros o Pedro informou-me que é bastante difícil, ainda por cima eu plantei a baga inteira)
Em relação à adopção de árvores, continuo aberto a propostas. Embora já tenha disponibilizado árvores ao programa "criar bosques", da Quercus, fico mais confortado em dá-las a particulares que mostrem interesse, pois acho que serão tratadas com mais carinho. ;)
Sendo assim tenho disponíveis para o próximo inverno: sobreiros, castanheiros, cerquinhos e robles.
Mais uma vez obrigado!
Rúben Vilas Boas, Coimbra
Olá Rúben,
Fico contente por ter sido útil e ter podido estabelecer uma ligação entre os dois.
No início do próximo Outono irei novamente publicitar a disponibilidade do Rúben para ceder essas árvores.
Já consegui a germinação de sementes de bordo (penso que se refira ao Acer pseudoplatanus) e de freixo; em relação aos salgueiros nunca experimentei com nenhuma espécie.
Um abraço e votos de uma Páscoa feliz.
Felicidades para essa iniciativa.
O Bordo não será o Acer negundo?
Este post do Pedro vem recordar-me que devo mostrar-vos uma foto de hoje (vou já tirá-la e colocá-la no meu blogue http://diariodumjardim.blogspot.com)
das árvores recém-nascidas no ano passado: 2 acer negundo e quercus robur.
Estão uma beleza.
Boa Páscoa e um abraço
António
Caro António,
Esse é o meu sonho...Dispor um dia de um pequeno terreno para criar o meu viveiro de árvores.
Ficamos a aguardar as imagens dessas árvores.
Um abraço e votos de uma Páscoa feliz.
Eu penso que são Acer pseudoplatanus, pelo menos acho que foi de um desses que colhi as sementes. Vou começar a chamar padreiro em vez de bordo, até é mais engraçado. :) Mas é curioso que no meu terreno também apareceram uns Acer negundo que vieram sozinhos aqui de uma árvore perto, nem precisaram de ajuda... ;)
Boa sorte prás suas árvores Nunes!
Rúben,
Essa situação não me surpreende; aliás, o Acer negundo faz parte de uma lista de plantas exóticas que estão sob vigilância, precisamente por haver indícios do seu potencial invasor.
Ver:http://www.ci.uc.pt/invasoras/
Penso que o Pedro tem toda a razão quando diz que o Acer negundo está sob vigilância, quanto a ser invasor.
Pelo que me é dado observar, aqui em Leiria, se não são tomadas as devidas precauções é só acer negundo por tudo quanto é sítio.
Encontro-os, já em planta recém nascida, aos montes. E parece-me que vingam com extrema facilidade.
Mais um abraço para os meus amigos.
Se puderem dêm uma vista de olhos no meu post no dispersamente para verem a questão das podas de plátanos, particularmente, junto ao Mosteiro da Batalha.
António
Enviar um comentário