quarta-feira, abril 08, 2009

Os pinheiros-mansos de Pereiras



Dois exemplares de pinheiro-manso à espera de serem descobertos no "Árvores Monumentais do Algarve e Baixo Alentejo".

2 comentários:

josnumar disse...

Olá, Dr.Pedro:
Sempre na descoberta de novos exemplares!
Desta vez venho dar-lhe conhecimento de uma notícia importante relacionada com os castanheiros do concelho do Sabugal. Quem sabe se é desta que o "nosso" trabalho trará frutos. Aqui vai o link:http://www.cincoquinas.com/index.php?progoption=news&do=shownew&topic=3&newid=1308
Li e pensei logo na Sombra Verde. Estou estes dias em Malcata. Já observei o castanheiro e parece estar de boa saúde. Agora está despido, sem folhagem, mas ele sussurrou-me que aguarda pacientemente os técnicos Serafim e Laura. Está em pulgas e à espera de saber as suas medidas e que número lhe vão atribuir.
Boas festas Pascais.
Um abraço.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Caro amigo,

Antes de mais agradecia que me tratasse simplesmente por "Pedro".

Agradeço-lhe bastante a chamada de atenção para a notícia. Sou amigo do Serafim Riem e, por este motivo, já tinha conhecimento desse estudo (e, quando soube, a minha primeira preocupação foi confirmar se já tinham conhecimento do castanheiro da Malcata).

Posso garantir-lhe que em breve haverá novidades sobre este estudo e sobre o seminário referido na notícia, no qual também estou envolvido.

E agrada-me sobretudo pensar que este trabalho será o empurrão necessário para a classificação do castanheiro da Malcata.
Acredite que "volta e meia" penso nisso e não descansarei enquanto tal não acontecer...Mas, entretanto, sei que está em boas mãos; se as pessoas o não estimassem nunca se teria transformado no monumento que é hoje (a questão da classificação é mais uma maneira de ver recompensado o esforço de quem o amou ao longo de tantos anos).

Votos de Boa Páscoa e espero que este seminário venha a propiciar uma oportunidade de nos conhecermos, quem sabe, à sombra desse magnífico castanheiro.

Um abraço.