quinta-feira, abril 23, 2009

Um país de cobardes (II)


Depois do Montijo, agora foi em Alcochete... Algo está profundamente errado com a nossa sociedade, onde a impunidade abre portas ao assumir do pior que há em nós.

A cobardia saiu, em definitivo, à rua. Vergonha!



Depois dos plátanos injectados com ácido no Montijo, agora é em Alcochete que estas árvores centenárias estão a ser alvo de tentativa de destruição através de envenenamento.

Este é um exemplo de falta de civismo e de desprezo pela natureza. As árvores da Av. D. Manuel I , em Alcochete, sofreram um ataque e continuarão a sofrer enquanto não forem apanhados os autores. Segundo uma denúncia anónima ao Jornal de Alcochete (JA), foram feitos furos com cerca de 12 centímetros de profundidade no sopé das árvores centenárias e está a ser injectado ácido ou outra substância venenosa para as tentar matar. Depois de injectar o interior dos plátanos, os buracos em volta do tronco são cuidadosamente tapados com rolhas de cortiça provavelmente para não se fecharem com pó ou terra. Será por medo que as árvores causem alergias, será porque as folhas destes plátanos quando caem no chão incomodam alguém ou será puro vandalismo?

Questionado pelo JA sobre a situação, na passada quinta-feira, o vereador Luís Rodrigues, responsável pela Divisão de Ambiente e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Alcochete, afirmou não estar ocorrente do assunto mas que iria averiguar o sucedido.

O ataque aos plátanos já foi sentido no Montijo há cerca de dois meses. Em todas as árvores junto às piscinas municipais foi feito um furo junto à raiz e introduzido ácido no seu interior para danificar a árvore ou até levá-la à morte. “A câmara participou o caso a PSP e enviou os serviços técnicos ao local para avaliar a perfuração”, contou o vereador Nuno Canta. Segundo o responsável pelo Departamento de Obras e Meio Ambiente da Câmara Municipal do Montijo, “apesar do ataque sofrido, os plátanos estão a reagir bem e os técnicos municipais acreditam que conseguirão sobreviver”. As árvores “hoje estão em condições, mas não quer dizer que não lhe tenham tirado alguns anos de vida”, sublinha.

Os plátanos são folhosas de grande porte geralmente apreciadas pela sombra que proporcionam na Primavera e no Verão. “Ao contrário do que as pessoas pensam, estas árvores limpam o ar de poeiras, atenuam a circulação de pólen e mais, amenizam a temperatura do ar”, explica o vereador Nuno Canta. “Para termos uma cidade mais saudável, as árvores são elementos fundamentais para um ambiente urbano com maior qualidade de vida, e atentar contra isso é atentar contra a nossa própria vida”, acrescenta.

Susana Lage (Jornal de Alcochete)

3 comentários:

Paulo J. Mendes disse...

É demasiado mau!
Mas o que se pode esperar num país que há muito foi injectado com o ácido da ignorância e incivilidade, para não dizer pior?

Dulcicat and Co disse...

Olà

Meto aqui um link dum blog sobre a àrvores de França http://krapoarboricole.unblog.fr/

Abraço,boa continuação

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Paulo,

O clima de total impunidade que se vive neste país convida e permite todo o tipo de crimes, como este e muitos outros.

A impunidade face ao crime, à corrupção ou à incompetência, para não acrescentar mais exemplos, está a arrastar este país para o fundo...

Dulcicat and Co,

Obrigado pela sugestão de visita. já fui "espreitar" e gostei...