sábado, dezembro 27, 2008

Subitamente, a neve num Sábado de manhã...

Pseudotsuga [Pseudotsuga menziesii (Mirb.) Franco], Covilhã - 2008/12/27


2 comentários:

Rui Peixeiro disse...

Olha o pinheiro "meu vizinho"...
Quando eu era pequenino, era quase da minha altura, tal como o que está no cimo da Rua do Rodrigo. Agora já são dois exemplares que dão gosto ver nesta cidade.

Este já tem seguramente mais de 30 anos, mas o outro foi ali plantado há uns 25 anos e tinha cerca de 1 metro de altura...

Sempre sonhei em vê-los iluminados num natal!!!

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá Rui,

Já somos dois os vizinhos...Mas a pseudotsuga da "curva", como assinalaste, é mais recente (também me lembro de ter sido plantada). Curiosamente, da outra (a que aparece na foto), sempre me recordo ter sido grande ;) !!

A Covilhã tem algumas pseudotsugas interessantes e um pouco por toda a cidade: Jardim municipal, Penedos Altos, Sítio da Palmatória ou no Bairro da Estação. Aqui, infelizmente, podaram há uns anos umas das minhas favoritas, a que se situa ao lado do tribunal. Mas, na outra extremidade da Rua D. Sancho I, junto à nova biblioteca, existe um exemplar igualmente notável.
Para ser sincero, não me consigo decidir pela minha favorita ou nomear, sequer, a mais alta da cidade!
O que é certo é que de tanto "conviver" com elas me tornei um admirador destes gigantes oriundos da "Terra das Sequóias", no Oeste Norte-americano.

P.S. - Mas se queres mesmo ver pseudotsugas fabulosas, faz a estrada de Manteigas para a Pousada de S. Lourenço. Cerca de 1 km antes da Pousada está um povoamento espectacular, plantado em finais do século XIX, com exemplares próximos dos 50 metros. Nem mesmo nos EUA se conhecem exemplares, com esta idade, e tão altos!
No entanto, é preciso acompanhar a evolução desta espécie na Serra da Estrela pois poderá haver indícios de que possa desenvolver um carácter invasor.