terça-feira, agosto 18, 2009

Os carvalhos da Sr.ª do Desterro

Carvalho-alvarinho (Quercus robur L.) - Senhora do Desterro (Serra da Estrela)


A Senhora do Desterro, no concelho de Seia, junto ao rio Alva, é um espaço marcado pela monumentalidade das árvores, nomeadamente de um conjunto de três carvalhos-alvarinho (Quercus robur L.), que partilho nas imagens que acompanham este texto.

E se é verdade que o encanto do local surge da conjugação de diversos elementos, incluindo o monumento religioso e o próprio rio, não deixa de ser menos verdadeiro que o espaço não seria o mesmo sem a dimensão conferida pelas árvores.


Carvalho-alvarinho (Quercus robur L.) - Senhora do Desterro (Serra da Estrela)


Saudemos as pessoas que estimam a sombra das árvores, que não receiam vê-las crescer e que acreditam que estas não retiram, antes acrescentam, monumentalidade às construções humanas.


Vale a pena parar na Senhora do Desterro e absorver a sombra destes carvalhos afortunados.

Carvalho-alvarinho (Quercus robur L.) - Senhora do Desterro (Serra da Estrela)


Bem perto deste local, situa-se a Central Hidroeléctrica da Senhora do Desterro, já desactivada, e que deverá dar lugar, brevemente, a um museu sobre a temática da electricidade.

Adjacente a toda esta área situa-se a Mata do Desterro, com uma superfície que ronda os 140 hectares, inserida no Parque Natural da Serra da Estrela. Nesta mata, sob gestão da Câmara de Seia desde Maio de 2007, desenvolve-se um projecto de conservação da natureza e de educação ambiental, sob a coordenação do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).

No âmbito da conservação da biodiversidade deste espaço pretende-se restaurar a vegetação natural, nomeadamente promovendo o controlo do avanço das mimosas (Acacia dealbata Link.), uma invasora com ampla distribuição nesta zona.

1 comentário:

P. Páscoa disse...

Infelizmente os Carvalhos em questão começam a ser abatidos ... uma vergonha. Parabéns pelo seu post.