domingo, fevereiro 26, 2012

Uma bela manhã em Monchique


Heroísmo ou loucura? Talvez um pouco dos dois e ainda um pouco de amor (às árvores). Eis a receita que levou perto de 40 pessoas a sair da cama bem cedo, para percorrerem um circuito de 4 km que as levou a conhecer as histórias por detrás de algumas das árvores monumentais de Monchique.

Mais pormenores no blogue da Árvores de Portugal.

3 comentários:

Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho disse...

"Bendita loucura", Pedro!
Como funciona esse "circuito da árvores"?
Parece-me uma excelente idéia que também mereceria ser aproveitada aqui em Porto Alegre.

Abraços

Cesar

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá Cesar,

Monchique, apesar de ser uma pequena vila do Algarve, é um dos concelhos de Portugal com maior número de árvores classificadas; além de ter outras árvores de interesse que ainda não possuem esse estatuto.

A Árvores de Portugal e outras duas associações de defesa do meio ambiente (A Nossa Terra e a Almargem) estamos a definir um conjunto de percursos pedestres para conhecer essas árvores. O que fizemos hoje de manhã foi percorrer a pé um desses percursos para testar a reação das pessoas. E o resultado foi excelente, a adesão superou as nossas expectativas.

Em breve, dentro de alguns meses, toda a informação relativa a esse conjunto de árvores estará online, numa espécie de guia eletrónico, que permitirá que qualquer pessoa faça esse percurso sozinha.

Esse guia será construído de modo a que possa ser consultado online (num ipad ou num celular, como voces dizem) ou que possa ser impresso em papel. Terá informações sobre a localização de cada árvore, sobre o percurso recomendado para as conhecer e informações sobre cada um desses exemplares (informações sobre a espécie, o ano em que foram plantadas, a sua altura, etc.).

Amigos da Rua Gonçalo disse...

Muito bom!
Parabéns pela bela iniciativa. Aguardaremos que o material esteja "online" para que também possamos apreciar essas belas árvores. As boas ações merecem ser copiadas, por isso tentaremos criar algo nesses moldes por aqui, inspirados por vocês.

Parabéns e um grande abraço!

(Cesar)