Heroísmo ou loucura? Talvez um pouco dos dois e ainda um pouco de amor (às árvores). Eis a receita que levou perto de 40 pessoas a sair da cama bem cedo, para percorrerem um circuito de 4 km que as levou a conhecer as histórias por detrás de algumas das árvores monumentais de Monchique.
Mais pormenores no blogue da Árvores de Portugal.
3 comentários:
"Bendita loucura", Pedro!
Como funciona esse "circuito da árvores"?
Parece-me uma excelente idéia que também mereceria ser aproveitada aqui em Porto Alegre.
Abraços
Cesar
Olá Cesar,
Monchique, apesar de ser uma pequena vila do Algarve, é um dos concelhos de Portugal com maior número de árvores classificadas; além de ter outras árvores de interesse que ainda não possuem esse estatuto.
A Árvores de Portugal e outras duas associações de defesa do meio ambiente (A Nossa Terra e a Almargem) estamos a definir um conjunto de percursos pedestres para conhecer essas árvores. O que fizemos hoje de manhã foi percorrer a pé um desses percursos para testar a reação das pessoas. E o resultado foi excelente, a adesão superou as nossas expectativas.
Em breve, dentro de alguns meses, toda a informação relativa a esse conjunto de árvores estará online, numa espécie de guia eletrónico, que permitirá que qualquer pessoa faça esse percurso sozinha.
Esse guia será construído de modo a que possa ser consultado online (num ipad ou num celular, como voces dizem) ou que possa ser impresso em papel. Terá informações sobre a localização de cada árvore, sobre o percurso recomendado para as conhecer e informações sobre cada um desses exemplares (informações sobre a espécie, o ano em que foram plantadas, a sua altura, etc.).
Muito bom!
Parabéns pela bela iniciativa. Aguardaremos que o material esteja "online" para que também possamos apreciar essas belas árvores. As boas ações merecem ser copiadas, por isso tentaremos criar algo nesses moldes por aqui, inspirados por vocês.
Parabéns e um grande abraço!
(Cesar)
Enviar um comentário