sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Resiste Porto Alegre

Rua Gonçalo de Carvalho - Porto Alegre, Brasil. Fotografia - TreeHugger

Dos Estados Unidos ao Chile, a fama da Rua Gonçalo de Carvalho continua a expandir-se. Ela já não é somente a rua mais bonita do mundo; é também "the most beautiful street it in the world" ou "la calle más hermosa del mundo".

Esta fama tem esse outro lado de, no presente, já servir como chamariz para turistas interessados em conhecer a rua, as suas árvores e a sua história. É verdade, turismo baseado na preservação das árvores.

Infelizmente, mesmo em Porto Alegre, os lóbis do futebol, como por cá, movem-se muito bem dentro dos meandros do poder, confundindo os seus interesses com os interesses de uma cidade ou de um país.

 Por cá, com a desculpa do Euro 2004, construíram-se estádios inúteis. Em Porto Alegre, a mesma Porto Alegre que declarou a Gonçalo de Carvalho como património ambiental pela riqueza do seu arvoredo e paisagem, decretou-se o corte de dezenas de árvores em nome desse mesmo futebol e do dito progresso que ele arrasta.

Continuo a gostar desse futebol que jogava em miúdo, com os meus amigos, na minha rua. Abomino cada vez mais esse futebol obscuro, essa indústria que destrói tudo o que se atravessa no caminho do seu voraz apetite...Resiste Porto Alegre!

Foto - Anita mais verde

5 comentários:

Heber Lobato Jr. disse...

Amigo Nuno,

Comentários mais do que pertinentes. Há muito o belo esporte do futebol é usado como pretexto para as práticas mais perversas e ilegais que se tem notícia. Esse, infelizmente, caminha para ser o legado da Copa de 2012 no Brasil.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Amigo Heber,

A FIFA e, na Europa, a UEFA, mais do que defender o futebol, enquanto desporto, defendem uma poderosa indústria que está por detrás do futebol e da qual, os dirigentes dessas organizações, também beneficiam.

Para Portugal, por exemplo, passada a festa, ficou apenas uma dívida para pagar...

Unknown disse...

é pura delícia verde! faz bem para os olhos, para o coração, pulmão e para a alma...
há que lutar para proteger e defender esta maravilha da natureza!

Anónimo disse...

Tem que resistir, tem que resistir, não há outro caminho. Um abraço de solidaridade para os amigos da mais bela rua do mundo!

João Martins

Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho disse...

Mais um texto brilhante do Pedro, um dos maiores "Amigos da Gonçalo de Carvalho".

Agradecemos os apoios e incentivos, sim temos que resistir!
Aqui e em todos os lugares do planeta.

(Cesar Cardia)