quinta-feira, março 01, 2012

Aprender a conhecer as nossas plantas

Flora interativa de Portugal: Flora on

Foi lançada pela Sociedade Portuguesa de Botânica um portal interativo sobre a flora de Portugal, de nome Flora on. É uma excelente iniciativa, com imenso potencial científico e educativo, que permite colmatar, pelo menos em parte, a inexistência de um guia de identificação da nossa flora que seja acessível a todos, nomeadamente à clara maioria dos cidadãos (leigos na matéria).

Há um par de anos, a coleção do jornal Público, sobre as árvores e florestas de Portugal, editou um guia de campo, de boa qualidade, sobre a nossa flora lenhosa. Porém, para um leigo, uma imagem vale bem mais do que 1 000 palavras e, nesse sentido, parece-me que este projeto pode ter uma utilidade acrescida, para quem não domina as terminologias botânicas, ao incluir diversas imagens para cada espécie, retratando diversos aspetos da sua morfologia.

Nota: Embora isso em nada retire mérito a esta louvável iniciativa, pessoalmente preferia que um portal sobre a flora portuguesa se chamasse Flora lusa, por exemplo, em vez de Flora on, com recurso a um anglicismo perfeitamente desnecessário.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem querer tirar o mérito a este sitio, nem fazer publicidade a outro, existe um outro portal português sobre a flora e fauna portuguesa, feito com a ajuda de vários colaboradores e de todos os utilizadores: o naturdata.com
Se ainda não conhece, dê uma espreitadela também, bastante recomendado (não recebo nada com esta "publicidade" não, mas acho que é adequado).

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Bom dia,

Fez muito bem em divulgar o Naturdata, da mesma forma que, já agora, aproveito para divulgar uma outra base de dados da flora nacional:Flora Digital de Portugal