sexta-feira, outubro 07, 2011

E nós? Que vamos deixar aos nossos netos?


De tempos a tempos recebo mensagens de e-mail perguntando-me por livros sobre árvores. Para além dos (bons) guias de campo e das (boas) enciclopédias, que gosto de recomendar, há outro tipo de livros sobre árvores que me arrebata. Os que, apesar de feitos com escassos recursos, transbordam de amor à árvore em cada página. É assim, também, com o livro Árboles Singulares de Turleque y su Entorno.

Turleque, uma pequena povoação da província de Toledo, em Espanha, tem, como qualquer outra povoação, árvores. E quem tem árvores, tem histórias para contar. É isso que faz o autor deste livro, Pedro Antonio Fernández, conta-nos as histórias por detrás das árvores da sua terra natal. Fá-lo com simplicidade, sem nunca ser simples.

Que bom seria se todas as aldeias, vilas e cidades tivessem um narrador para as suas árvores. Um narrador com a sensibilidade do Pedro, com cujas palavras termino este texto:

"Um humilde agricultor deixou-nos o maior choupo da comarca, ao passo que um grupo de inocentes estudantes, no dia da primavera, plantava amoreiras no pátio da escola. E nós? Que vamos deixar aos nossos netos? Oxalá sejam árvores!"

Adenda: Ao Pedro Antonio Fernández, a quem nunca agradeci convenientemente o gentil envio deste livro, a minha vénia e o meu tardio obrigado.

2 comentários:

Leti Abreu e Mimoso disse...

Um livro que não é especificamente sobre árvores mas que acho que traz de forma bem sensível a importância da natureza em nossas vidas e bem bom para crianças (já que a postagem está intitulada o que deixaremos para nossos netos) é "O Menino do Dedo Verde" onde o menino tem o poder de mudar as coisas, para melhor, semeando árvores e flores.
Abraço

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Obrigado pela sugestão.