quinta-feira, agosto 20, 2009

Prossegue o abate de árvores em Loulé

Em Loulé, prossegue o abate de árvores sem que seja dada qualquer justificação à população. Agora foi no Parque Municipal...






Fonte das imagens e da denúncia: Movimento Apartidário da Cidade de Loulé.

"Corkjacking"

Sobreiro vítima de descortiçamento ilegal e, tecnicamente, mal executado (Canal Caveira) - Fotografia enviada por Luís Gil (Unidade de Tecnologias da Cortiça, INETI)


O roubo de cortiça, para além dos danos económicos que provoca aos proprietários dos sobreiros em causa, provoca danos irreparáveis nas árvores (bem visíveis nesta imagem).

Como se os montados de sobreiro e a indústria da cortiça não tivessem já problemas de sobra!

terça-feira, agosto 18, 2009

Os carvalhos da Sr.ª do Desterro

Carvalho-alvarinho (Quercus robur L.) - Senhora do Desterro (Serra da Estrela)


A Senhora do Desterro, no concelho de Seia, junto ao rio Alva, é um espaço marcado pela monumentalidade das árvores, nomeadamente de um conjunto de três carvalhos-alvarinho (Quercus robur L.), que partilho nas imagens que acompanham este texto.

E se é verdade que o encanto do local surge da conjugação de diversos elementos, incluindo o monumento religioso e o próprio rio, não deixa de ser menos verdadeiro que o espaço não seria o mesmo sem a dimensão conferida pelas árvores.


Carvalho-alvarinho (Quercus robur L.) - Senhora do Desterro (Serra da Estrela)


Saudemos as pessoas que estimam a sombra das árvores, que não receiam vê-las crescer e que acreditam que estas não retiram, antes acrescentam, monumentalidade às construções humanas.


Vale a pena parar na Senhora do Desterro e absorver a sombra destes carvalhos afortunados.

Carvalho-alvarinho (Quercus robur L.) - Senhora do Desterro (Serra da Estrela)


Bem perto deste local, situa-se a Central Hidroeléctrica da Senhora do Desterro, já desactivada, e que deverá dar lugar, brevemente, a um museu sobre a temática da electricidade.

Adjacente a toda esta área situa-se a Mata do Desterro, com uma superfície que ronda os 140 hectares, inserida no Parque Natural da Serra da Estrela. Nesta mata, sob gestão da Câmara de Seia desde Maio de 2007, desenvolve-se um projecto de conservação da natureza e de educação ambiental, sob a coordenação do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).

No âmbito da conservação da biodiversidade deste espaço pretende-se restaurar a vegetação natural, nomeadamente promovendo o controlo do avanço das mimosas (Acacia dealbata Link.), uma invasora com ampla distribuição nesta zona.

sexta-feira, agosto 14, 2009

O teixo de Seia

Teixo (Taxus baccata L.) - Seia


Os jardins do Museu do Brinquedo, em Seia, albergam um teixo (Taxus baccata L.), com uma idade estimada de 300 anos, classificado como árvore de interesse público.

Com perto de 3 metros de perímetro de tronco à altura do peito será, de entre os exemplares ornamentais desta espécie conhecidos no nosso país, um dos mais grossos.

Apetece-me saudar o romantismo visionário de quem soube, no passado, escolher para o seu jardim uma das nossas espécies arbóreas mais bonitas e, hoje em dia, tão ameaçada nos seus habitats naturais.

Estes visionários de há 2 ou 3 séculos souberam legar-nos este património, foi o seu contributo para o futuro.
E nós, que legado saberemos deixar às gerações vindouras? Acredito que, na melhor das hipóteses, saberemos cuidar deste e de outros teixos que o tempo acarinhou até aos nossos dias.

E será este património que os nosso filhos irão receber, estes mesmos teixos. Porque hoje já ninguém planta teixos nos seus jardins.
E porque os haveriam de plantar se ninguém os conhece, se ninguém se interessa por conhecer as maravilhas do que resta do nosso património natural? Como no tempo do Eça, chique a valer é o que vem lá de fora!


quarta-feira, agosto 12, 2009

Plano para a gestão do teixo nas serras do Centro de Portugal

Teixo (Taxus baccata L.) - Vale do Zêzere, Serra da Estrela


"O projecto de conservação e gestão do teixo (Taxus baccata L.), árvore criticamente ameaçada na região Centro de Portugal, resulta da parceria entre o Observatório das Florestas (Associação para o Fomento da Cooperação no Estudo e na Gestão do Fogo e das Florestas), o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), o Parque Natural da Serra da Estrela (ICNB/PNSE), o Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e o Fundo para a Protecção dos Animais Selvagens (FAPAS)". Bloco de Notas N.º 26 do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE).


segunda-feira, agosto 03, 2009

5º Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima - Parte I


Está a decorrer, na vila minhota de Ponte de Lima, a 5ª edição do Festival Internacional de Jardins.

A edição deste ano é subordinada ao tema "As Artes no Jardim" e pode ser visitada até ao próximo dia 31 de Outubro.


Incursões de Êxtase

Eohippus


O Jardim do Ecrã de Prata



Natureza em Risco