quinta-feira, maio 23, 2013

A árvore que sobreviveu para inspirar uma cidade

Fonte da imagem: American Forests

A árvore retratada na fotografia é um ulmeiro (Ulmus americana L.) de 80 anos, situado em Oklahoma City, nos Estados Unidos, e foi um dos sobreviventes do ataque terrorista ocorrido nessa cidade em 1995, motivo pelo qual ficou conhecida como The Survivor Tree.

Em redor desta árvore está inscrita a seguinte frase: "O espírito desta cidade e deste país não serão derrotados; a nossa fé profundamente enraizada sustem-nos."

Será certamente com esse espírito que os cidadãos de Moore, nos arredores de Oklahoma, iniciarão a tarefa de sarar as feridas, do corpo e da alma, e reconstruir as casas devastadas pelo tornado da passada segunda-feira.

 Um povo que se alimenta do simbolismo de uma árvore resistente não pode ter apenas defeitos...

terça-feira, maio 14, 2013

A vergonha de um país

 

Com os meus quase 40 anos, posso afirmar com toda a certeza que a destruição do vale do Tua é o maior crime contra o património natural, cultural e paisagístico de Portugal a que alguma vez pude assistir.

O que me incomoda não é tanto a conivência entre a EDP, o lóbi do betão e os seus representantes políticos na bolorenta capital desta república podre; o que me incomoda, corrijo, o que me enoja é este povo entorpecido que tudo aceita sem o mínimo vislumbre de indignação. 


Como escrevi há tempos: "Tenho para mim como verdade a seguinte constatação: um povo que não consiga impedir a construção da barragem do Tua, que não se revolte com a destruição de um património único, é um povo que não merece o seu país, que não merece Portugal!"

quarta-feira, maio 01, 2013