sexta-feira, abril 05, 2013

Com que palavras se descreve um amor?

Castanheiro (Castanea sativa Miller) - Fotografia de António Monteiro

Concluímos hoje a publicação de uma série de três textos dedicados a outras tantas árvores que nos foram dadas a conhecer pelo António Monteiro. E porque o melhor se guarda para o fim, encerramos com chave de ouro, com uma daquelas árvores que nos deixa sem palavras ou, como gosto de dizer, que nos esgota os adjetivos.

É este o caso deste soberbo castanheiro (Castanea sativa Miller) situado na freguesia de Rua, concelho de Sernancelhe, nas proximidades da barragem do Vilar. E que castanheiro!


Após vermos dezenas e dezenas de imagens de árvores monumentais, o nosso patamar de exigência aumenta e começamos a perder a capacidade para nos admirarmos com a grandiosidade e a beleza. Mas este castanheiro é daqueles exemplares que nos capta, desde o início, a maior das admirações, que rompe com qualquer escala de monumentalidade.

Correndo o risco de ser imparcial, como somos sempre que falamos de um grande amor, este castanheiro é uma das mais extraordinárias árvores que me foram dadas a conhecer nos últimos anos. Tal como o título deste texto, estou sem palavras que descrevam este amor, que descrevam esta árvore… Só tenho palavras para agradecer ao António por ter partilhado comigo esta descoberta.

Foi para divulgar tesouros como este que nasceu a Árvores de Portugal. Exemplares como este são a razão da nossa existência.

(Texto publicado originalmente no blogue da Árvores de Portugal.)

Sem comentários: