terça-feira, setembro 04, 2012

Abatida árvore símbolo da Gonçalo de Carvalho


15 de outubro de 2005
Início das manifestações públicas em Defesa das árvores e do
Túnel Verde da Rua Gonçalo de Carvalho
15 de outubro de 2006
5 de junho de 2011
3 de setembro de 2012
"Um dos mais antigos moradores da Rua Gonçalo de Carvalho (à direita da foto) observa com pesar a antiga árvore sendo cortada com motosserras."

3 de setembro de 2012
3 de setembro de 2012
3 de setembro de 2012

"Já faz muito tempo que tanto a AMABI como os Amigos da Gonçalo avisavam a SMAM que a árvore que agora será "removida" apresentava problemas, tinha um ôco e um grupo de adolescentes que se reuniam na rua, chamados "Emos", só faziam piorar pois colocavam fogo no ôco da árvore (vídeo da RBS TV aqui: Gonçalo de Carvalho nas quintas-feiras). Providências foram pedidas à SMAM que é quem tem a obrigação de fazer a manutenção e manejo das árvores, isso está bem claro no próprio decreto do executivo que declarou a rua como Patrimônio Cultural, Histórico, Ecológico e Ambiental da cidade. Foram feitos telefonemas, enviados e-mails e pedidos sempre que alguém da SMAM era identificado por nós. Agora vem a solução da SMAM, nada mais pode ser feito para salvar a árvore, ela terá que ser "removida". Claro que ninguém quer ver a árvore cair, especialmente em cima de pessoas que circulam pelo local, mas será que não teria sido possível tratar a árvore se a SMAM tivesse feito sua obrigação em tempo hábil?

Será muito triste ver a árvore onde iniciamos a mobilização pela preservação do Túnel Verde da Gonçalo de Carvalho ser removida (...)"

Fotos e texto: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho

1 comentário:

Tania disse...

Essa árvore foi condenada por um acerto entre EPTC e Shopping Total, em razão das mudanças de mãos de trânsito e a acusação de que a árvore impedia a visibilidade. Na verdade, não foi doença coisa nenhuma, mas uma intenção anunciada inclusive em plenária da RP1, quando o pessoal da Independência posicionou-se contra as alterações do trânsito e as duas mãos na Tiradentes. Apostem que vem mais chumbo grosso, a menos que voltem as mobilizações. Ontem, o presidente licenciado da Associação da Cristóvão Colombo lembrou e criticou o quanto pôde o velho movimento, assim como criticou as resistências às super-obras da Copa. Tania Jamardo Faillace