sábado, setembro 24, 2011

Façam da vossa rua a rua mais bonita do mundo

Imagem do blogue Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho


Quando, em março de 2008, descobri a Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre, escrevi um texto intitulado "A rua mais bonita do mundo".

Estava longe de imaginar que esse título causaria o efeito que causou, bastando fazer uma pesquisa na Internet, digitando precisamente a frase: a rua mais bonita do mundo.

Mas convém não perder o sentido do que é essencial e importante. Importante é aquela rua, os seus moradores, a sua luta, a sua história e a sua lição de vida. É isso que deve ser celebrado e servir de exemplo para o resto do mundo.

Como aqui escrevi há tempos, esta rua brasileira é, na minha opinião, a mais bonita do mundo não apenas pela beleza do seu túnel de árvores, mas também pela beleza da luta dos seus moradores. Por isso, por cada tipuana, deveria ser celebrado o nome de quem a plantou e de todos os que as defenderam no passado e defendem no presente, construindo um futuro com maior sustentabilidade ambiental.

Aquela rua não é feita apenas de um rio verde. Ela é feita de pessoas que amam as árvores. É isso que a torna, se não única, pelo menos muito especial. Quando se contar a história desta rua, essa história será feita com nomes, com o nome de todas as pessoas que cresceram sob a sombra verde das tipuanas.

Numa altura em que se discute, nesta cidade do Brasil, um projeto lei que pretende preservar todos os túneis verdes de Porto Alegre, apetece-me replicar as palavras do meu amigo César Cardia, morador na Gonçalo de Carvalho: Façam das suas ruas, também as ruas mais bonitas do mundo.


Adenda: A Gonçalo de Carvalho na televisão brasileira (aqui e aqui).

4 comentários:

Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho disse...

Na realidade, Pedro, eu não moro e nunca morei na Rua Gonçalo de Carvalho. Sou apenas um admirador e "amigo" da rua. Quando surgiu a ameaça ao Túnel Verde da Gonçalo eu residia em uma rua onde ela inicia, rua Santo Antônio.
Soube do edifício-garagem na manhã que saiu uma notícia no jornal por Sinova Telles, síndica do edifício Ado Malagoli, que me ligou para dizer que fariam uma reunião em seu apartamento na Gonçalo de Carvalho para discutir o assunto.
Como o prédio onde eu residia fazia fundos para a área do Shopping onde pretendiam construir a tal garagem ela me avisou e já na segunda reunião foi criado um Movimento.

Obrigado pelo qualificado apoio e por seres um dos "Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho".

Cesar

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Lamentável a argumentação utilizada para não aprovar esse projeto lei.

Possa essa estupidez servir de incentivo para persistir, ainda com mais afinco, na luta pela qualidade paisagística e ambiental das cidades, como Porto Alegre.

Abraço.

VENERABLES ÁRBOLES disse...

Muchas veces he admirado esa curva en la fotografía... pero yo prefiero las calles sin coches, lo siento así

Rivaldo R.Ribeiro disse...

Olá Pedro na minha cidade tambem está havendo um caso semelhante pela alteração de uma praça com a implantação de quiosques de lanches.

Por enquanto as obras estão paralizadas, mas se continuarem irá transformar totalmente a praça alem da sua destruição pelos frequentadores.

Acho que deviam revitalizar a praça com verde e não torna-la cinza com o concreto dos quiosques.

Veja no meu blog ALDEIA MUNDUS.