segunda-feira, setembro 26, 2011

Aqui há Papa

Plantação de larícios ((Larix decidua Miller) - Parque Natural da Serra da Estrela (concelho da Covilhã)

Quando a realidade supera a ficção, não há adjetivação que nos ajude a descrever uma situação. Convido-os por isso, e sem mais demoras, a ler um ficheiro (aqui) relativo a um relatório de informação da GNR e respetiva resposta. São dois minutos que valem bem a pena, para nos ajudar a compreender o tipo de povo que somos e a nossa relação doentia com as árvores.

Já conhecia todo o tipo de argumentos para cortar uma árvore. Mas nunca, nem nos meus sonhos mais surreais, esperei ver o Vaticano e um falecido Sumo Pontífice, envolvidos numa espécie de conspiração para cortar árvores na Serra da Estrela. Rir para não chorar...

13 comentários:

Vasco Soeiro disse...

deprimente, a primeira parte. não sei o que é pior: se uma besta encarregue da proteção ambiental a arrotar uns bitaites acerca do valor económico da dita e da estratégia turística do parque, se os erros ortográficos...

a segunda parte está hilariante! nada como argumentar contra a estupidez com sarcasmo.

Vera F. disse...

Fiquei sem palavras... como é que é possível tanta ignorância e tanta imaginação! Abençoada a resposta que levou e espero que tanto o agente como o "queixoso" tenham ficado esclarecidos!

Vera F. disse...

Já agora e, se fosse possível, gostava de saber em que mês conseguiremos ver os Larix assim com esta fabulosa mudança outonal (visto que NA MINHA OPINIÃO me pareça que eles têm um grande interesse paisagístico)!!!

júlio disse...

Parabéns pelo blog. Cada árvore que existe em Portugal é um milagre de sobrevivência.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Vera,

Depende, em parte, das condições meteorológicas, mas de finais de Outubro até meados de Novembro é a melhor altura para ver os larícios com a sua típica cor outonal.

De facto, o larício é uma conífera exótica com grande poder ornamental, quase ausente dos jardins portugueses.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Júlio,

Apetece-me usar a sua frase como mote para um texto.

Joana disse...

É caso para se dizer: Pelo amor de Deus!

júlio disse...

À vontade Pedro.Nem estou seguro que seja original.

Vera F. disse...

Obrigada Pedro, vou tentar agendar uma ida à Serra nessa altura... as bétulas do Covão da Ametade costumam ficar lindas, lindas... mas é preciso que não esteja um nevoeiro cerrado!

VENERABLES ÁRBOLES disse...

Ya no se si llorar un poco mas, acabo de ver que Wangari ha muerto, despues leo lo de Heineken en Méjico, ahora esta barbaridad arbitraria... decididamente hay tantos frentes abiertos que como los ciudadanos no nos pongamos manos a la obra nos van a tirar el planeta
Disculpen pero no se escribir en portugués. Saludos

Leti Abreu e Mimoso disse...

Apavoro-me diante das crenças cegas e burras.

Mas a defesa da árvore está sensacional!!!

Paulo Coimbra disse...

Simplesmente hilariante!
Paulo Coimbra
http://enifpegasus.blogspot.com/

Ngomes disse...

Sobre tudo e sobre nada. A única coisa que me fica será....a GNR não tem mais nada para fazer naquelas terras, para se andar a meter nestas tontarias.
Deviam era levantar autos contra os eucaliptos ou prevenir incêndios.