domingo, agosto 15, 2010

Simplesmente não tem preço

Rua Gonçalo de Carvalho, no sentido Ramiro Barcellos - Santo António. Porto Alegre, Brasil.

TÚNEL VERDE - O prazer de morar na Gonçalo de Carvalho
(Texto enviado por Paulo Renato Rodrigues)

Os relatos da Wikipédia dizem que o frei Gonçalo de Carvalho foi um religioso português da ordem dos dominicanos, no século 15, que se destacou por sua ação na Índia, onde criou comunidades católicas. É ele que dá nome a uma das ruas mais charmosas de Porto Alegre, considerada ‘a rua cartão postal’.

Outro português, o professor Pedro Nuno Teixeira Santos, de Covilhã, Serra da Estrela, escreveu emocionado em seu blog A Sombra Verde: ‘É a rua mais bonita do mundo! Confesso que quase me vieram as lágrimas aos olhos quando ontem descobri essa rua’. Já o porto-alegrense Jader Martins perguntou: ‘Será que existe no mundo algo semelhante e mais bonito que esse espetáculo de túnel?’.

Considerada por decreto municipal patrimônio histórico, cultural, ecológico e ambiental de Porto Alegre, a rua Gonçalo chama a atenção pela beleza do seu túnel verde, de árvores da espécie tipuana-tipu. A vista de cima é arrebatadora. A preservação tem sido uma preocupação tão grande que há um blog (http://goncalodecarvalho.blogspot.com/) que, surpreendentemente, não é dos moradores, mas dos amigos da Gonçalo de Carvalho, cujo líder chama-se Cesar Cardia, um histórico batalhador das causas da cidade.

Como morador há quase 15 anos, sinto-me agradecido a todos que lutaram ao longo do tempo pela preservação desse verdadeiro patrimônio. Alguns desses incansáveis defensores da rua, inclusive, já não estão mais por aqui. Sem dúvida, é um prazer poder andar pelas belas calçadas dessas três quadras, sob a frondosa sombra das árvores, admirar a paisagem e poder ouvir o canto dos pássaros.

Claro que nem tudo são flores (...)De qualquer forma, morar na Gonçalo é como aquela propaganda de cartão de crédito diz: ‘simplesmente não tem preço!’

(Do jornal brasileiro Zero Hora, gentilmente enviado pelos Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho. Muito obrigado!)

6 comentários:

Marcelo Franco disse...

Eu não conheço Porto Alegre, mas eu tenho muitos amigos que são de lá e sei como eles valorizam a questão da arborização urbana, tem parques lindissimos como a Rendenção. Gostaria muito de conhecer esta rua linda.

Onde vivo aqui em Vitória, também damos valor ao meio ambiente, possuimos praças e sobretudos parques lindíssimos, apesar de ainda termos que combater o desmatamento em areas naturais, sobretudo de pessoas de grande poder aquisitivo que compram terrenos em areas de proteção ambiental e constroem suas mansões, desmatando grandes areas de mata nativa nas encostas dos morros da cidade ou nos mangues. Nem falo dos pobres, esses não tem opção, só lhe restam os morros mesmo, mas mesmo assim eles são muito mais fáceis de compreender pois a unica resposta que vão lhe dar é que é o unico lugar onde poderiam morar, daí a prefeitura fez um projeto de urbanização para tentar conciliar a ocupação dos morros da capital capixaba com o respeito ao meio ambiente, retirando aqueles que estão em área de risco geologico e colocando em outras areas da cidade, e aqueles que não estão, levando as condições urbanização, ruas onde ser possível, escadarias, plantar arvores nativas para coibir a erosão, contenção de rochas nos morros.

Aliás as capitais do Sul do Brasil são exemplos disso. Curitiba é lindissima e é conhecida por ser uma cidade onde o desenvolvimento urbano é planejado, dão muito valor a questão da qualidade de vida, e isso é visivel no tocante ao tranporte publico e o enfoque dado ao meio ambiente, o combate a poluição sonora e o paisagismo urbano, suas praças e sobretudo os parques.

Eu já fui a Florianopolis (cidade chamada carinhosamente de Floripa pelos habitantes locais) onde tem muitas praças e muitos ambientes naturais preservados na ilha de Santa Catarina (conhecida como Ilha da Magia), como dunas e vegestação de restinga e mata atlântica nas serra que corta ilha. Nessa cidade, se você quiser postar no seu blog, há uma figueira centenária na praça XV de Novembro, no centro de Florianopolis, plantada em 1890, que é patrimonio da cidade e que origem ao time mais popular da cidade e do estado de Santa catarina, o Figueirense que está na 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol. É uma linda e gigantesca figueira que dá sombra quase a praça inteira. Dizem os habitantes locais, os chamados de manezinhos da ilha (descendente de açorianos que emigraram para lá e que deram carateristicas proprias a ilha, inclusive o sotaque que é diferente de todos do Brasil)que quem dá três voltas no sentido horário casa-se no mesmo ano, e quem dá três voltas no sentido anti-horário descasa. Aliás a ilha de Santa Catarina, onde fica Florianopolis, parece com a Ilha de São Miguel dos Açores, na geografia e nos traços e na forma de falar da população e quem falou isso foi uma professora portuguesa num simposio justamente lá. Fica a sugestão.

http://www.radarsul.com.br/florianopolis/figueira_centenaria.asp

http://www.panoramio.com/photo/276278

http://www.flickr.com/photos/marlonflp/4254177485/

http://jrmessias.blogspot.com/2010/01/figueira-da-praca-quinze-de.html

www.youtube.com/watch?v=ChzmZnZq_0E

Vérinha disse...

Sei disto amigo!
Sou Gaúcha, visinha de Porto Alegre e conheço estas ruas.Existem umas que teem Ipês roxos plantados e quando florecem, são imagens de dos "Deuses" acredite.

Parabens pela postagem.
Um abraço


Vérinha

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá Marcelo,

Muito obrigado pelo conjunto de informação muito interessante que cita.

Se pesquisar neste blogue, verá que encontrará algumas imagens de Curitiba, que confirmam o que escreveu.

Cumprimentos.

P.S. - Sobre a figueira (espectacular, por sinal!) respondi no respectivo texto.

maria costa disse...

Ao ver esta fotografia, recordei uma rua de acesso à cidade de Paços de Ferreira, exactamente igual com grandes plátanos, infelizmente, não existe mais. Fiquei sem nenhuma fotografia! Foram cortados um a um, a favor de um mediocre arranjo urbanistico, enfim, é o país que temos!
um abraço e boa continuação

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Maria,

Em Portugal, apesar de tudo, também há alguns túneis de árvores fabulosos, mas em situação ligeiramente diferente, ou seja, não em convivência directa com casas e os seus moradores. Destes túneis, talvez o mais bonito seja a avenida de plátanos, de Ponte de Lima.

Gabriel Heyde disse...

Caro Pedro,
Fico sensibilizado em saber que em lugares tão distantes lutamos por um mundo melhor. Porto Alegre se orgulha por ter uma luta constante á favor do meio ambiente.
Parabéns pelo teu blog.
Abraço
Gabriel