quarta-feira, junho 26, 2013

Inspirador

Ver o vídeo

Marti Goldstone, uma professora de ciências norte-americana, decidiu aproveitar o seu tempo de reforma para se dedicar a um projeto: destruir os espaços asfaltados e cimentados das escolas de Washington, DC, criando pequenos bosques nesses espaços. Inspirador!

quinta-feira, junho 20, 2013

Serra de Monfurado a preços de saldo

Serra de Monfurado - Fotografia de Joan Villaplana

 Um projecto mineiro que poderá arrancar brevemente na aldeia de Nossa Senhora da Boa Fé ameaça o equilíbrio ambiental de uma das mais belas e paisagisticamente intactas serras alentejanas, Monfurado, situada a poucos quilómetros de Évora. Os impactes previstos são de múltipla ordem, afectando gravemente, para lá da saúde pública, as águas, a flora, a fauna e o património. Apesar de boa parte da população local estar a oferecer, de forma muito organizada e fundamentada, resistência ao projecto – o que, não sendo inédito em Portugal, é sintomático da gravidade dos impactes –, o poder central e local deu mostras públicas de estar decidido a dar-lhe luz verde. Curiosamente, até o presidente da Junta de Freguesia da Boa Fé, do Partido Comunista, se aliou aos promotores de um projecto que materializa os interesses do capitalismo mais especulativo, selvagem e irresponsável para com o meio ambiente e a saúde e o bem-estar das populações.

A enorme mina prevista para a aldeia da Boa Fé representaria apenas o início de um colossal projecto de exploração de ouro, ao nível dos maiores do mundo, que iria perpetuar a destruição da Serra de Monfurado durante décadas. O principal destino a ser dado ao minério, como confessou a uma rádio local o director da empresa promotora do projecto, é a criação de barras para alimentar as reservas de ouro de alguns países. Outra parte teria como destino a indústria internacional da joalharia. É para isto que paisagens muito valiosas do ponto de vista ambiental e cultural serão arrasadas e profundamente contaminadas.

O abate de árvores (sobreiros e azinheiras) previsto apenas para esta primeira fase abrange uma área de cerca de 100 hectares. A desflorestação massiva de 6 952 sobreiros e azinheiras adultos iria ocorrer no seio de um sistema agro-florestal singular, porque produzido e mantido ao longo de centenas de gerações pelos agricultores. Este sistema, perfeitamente adaptado às condições edafo-climáticas do Sul do País e com grande aproveitamento agro-silvopastoril, é conhecido por ‘montado’ e está cada vez mais ameaçado. Constitui um dos biótopos portugueses mais relevantes em termos de conservação da natureza e uma prova (infelizmente cada vez mais rara) de que as práticas agrícolas podem conviver com a manutenção da flora e fauna autóctones.

Quem desejar obter mais informação sobre este projecto ou contribuir para a resistência ao mesmo pode visitar a página: http://projectomineirodaboafe.wordpress.com/

Pedro Duarte, morador em N. Sra. da Boa Fé

(Texto publicado originalmente no blogue da Árvores de Portugal.)

terça-feira, junho 18, 2013

Saída botânica na Serra da Estrela




O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e a Sociedade Portuguesa de Botânica irão realizar a II Saída Botânica na Serra da Estrela - A flora e vegetação do andar superior da serra da Estrela, nos próximos dias 6 e 7 de julho. Mais informações: página do CISE.

quarta-feira, junho 05, 2013

Uma imagem vale mais que mil palavras




Os cidadãos de Porto Alegre continuam a sua desigual luta, não apenas pelas árvores da sua cidade, mas contra soluações imediatistas, ao agrado dos grandes lóbis (neste caso ligados à realização do Mundial de futebol de 2014), que comprometem o desenvolvimento sustentável desta urbe brasileira.
Um exemplo de cidadania ativa que contrasta com a habitual  passividade com que, por cá, se aceitam as ditas "requalificações" das nossas cidades, tantas vezes feitas à custa do abate de árvores com dezenas de anos.



"Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente:
No dia de hoje a menina Giordanna, de apenas 9 anos, enviou ficha para ser a mais jovem associada da AGAPAN.
Giordanna foi uma das ativistas que distribuía "corações" em defesa das árvores ameaçadas de corte pela prefeitura municipal de Porto Alegre."  -
Texto e imagem: página no Facebook dos Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho.

terça-feira, junho 04, 2013

O rei de Newland

Fonte da imagem: página no Facebook da Native Tree Society


O famoso carvalho de Newland, um dos maiores robles (Quercus robur L.) alguma vez documentados em Inglaterra. Pereceu face à força dos elementos no ano de 1955.