segunda-feira, agosto 06, 2007

Uma certeza (o monumental castanheiro de Guilhafonso)

Castanheiro (Castanea sativa Mill.) - Guilhafonso

O castanheiro (Castanea sativa Mill.) retratado nestas imagens situa-se na freguesia de Pêra do Moço, perto da povoação de Guilhafonso, muito perto da N221 entre a Guarda e Pinhel.

É uma árvore fabulosa, com uma idade estimada que supera os 500 anos, e que se encontra classificada como sendo de interesse público desde 1971.

Infelizmente, na ausência dos habituais instrumentos de medição, terei que me socorrer, inevitavelmente, das palavras de Ernesto Goes no Árvores Monumentais de Portugal: "é um castanheiro muito frondoso, com 8 m de P.A.P. (perímetro à altura do peito) e 32 m de diâmetro de copa".

Castanheiro (Castanea sativa Mill.) - Guilhafonso

Tal como referido por Goes na citada obra de sua autoria, o que impressiona neste castanheiro com 5 séculos de idade é o vigor vegetativo que ainda demonstra e o bom estado de conservação do tronco que não apresenta as habituais "cáries".

No entanto, por mais que o descreva, não há adjectivos ou imagens que lhe façam justiça. Este é, sem dúvida, um dos mais espectaculares castanheiros do nosso país e, pelo vigor que apresenta, se sobreviver a doenças ou trovoadas, ainda espantará todos aqueles que amam as árvores durante muitas gerações.

5 comentários:

greentea disse...

já andei por estas zonas !!! um abraço

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Esta zona é o meu "território de afectos"; ou seja, os meus pais são da zona da Guarda e morando eu nas encostas da Estrela, toda esta paisagem marcada pelo granito e pelos carvalhos e castanheiros é aquela com que mais me identifico.

Um abraço e boas férias

Gerry Gomez Pearlberg disse...

I would love to climb into that big fat tree and dream of Auden!

Unknown disse...

Olá.
Antes de mais, deixe-me dar-lhe os meus mais sinceros parabéns pelo simpatico "cantinho" que aqui tem.

De seguida venho dizer-lhe que tomei a liberdade de transcrever um texto seu para o meu blog (wWw.pho-tographia.blogspot.com), relacionado com o Castanheiro Gigante do Guilhafonso.

No caso de não querer o texto transcrito e a respectiva notificação da fonte, não hesite em contactar-me.

Atentamente:
Martim

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Caro Martim,

Obrigado pela citação e parabéns pelo seu blog, decerto que regressarei mais vezes; até porque a "Beira Alta", e em especial a zona da Guarda, é um dos meus territórios de afectos.

Bom trabalho,

Pedro

P.s. - Aconselho-o a visitar o que resta do castanheiro da Arrifana; não é fácil dar com ele mas vale bem o esforço...