segunda-feira, agosto 06, 2007

A morte de um gigante

Não foi fácil encontrá-lo. Aparentemente, nem mesmo os naturais de Arrifana, sabiam onde se situava. Depois, finalmente, identificada a árvore e o sítio, o difícil foi explicar-nos como lá chegar.

E é curioso porque este castanheiro (Castanea sativa Mill.) situa-se praticamente ao lado da A23, no exacto local onde esta se une com a A25 na direcção de Vilar Formoso. Milhares de carros por ali passam ao lado mas, escondido, ninguém o vê.

Entre castanheiros e carvalhos enormes, num bosque encantado onde quase tudo merece o epíteto de gigante, lá estava ele. Afinal era verdade, o castanheiro da Arrifana, o mais grosso do país, tinha morrido!
Castanheiro (Castanea sativa Mill.) - Arrifana

Olhando para ele senti uma mistura de sentimentos contraditórios. Na altura, não soube se o chorar ou se o admirar. Morreu, é certo, mas ainda ali estava, enorme, perante mim.

Ernesto Goes falava dele como "o mais grosso e corpulento do país", com 13, 20 m de perímetro do tronco à altura do peito e 32 m de diâmetro de copa. No Árvores Monumentais de Portugal está uma fotografia dele ainda pleno de vida. Olhando para essa imagem dói vê-lo assim...

Morreu, é certo, mas o seu espírito ainda por lá vive...
Castanheiro (Castanea sativa Mill.) - Arrifana

2 comentários:

greentea disse...

dizem q foi um raiop que lhe caiu em cim a e a secou por completo ...

é uma pena de facto

as imagens estão lindas !!

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Apesar de não ser especialista nesta matéria e de muitos castanheiros terem tombado "às mãos" da doença da tinta, pareceu-me (no local) que os ramos superiores estavam "queimados"; por isso, acredito que possa ter sido um relâmpago.

Mas o que escrevo é mesmo verdade...é como se o espírito da árvore ainda por ali estivesse, ou seja, por dentro ainda lhe bate um "coração"! Merece uma visita.