sexta-feira, agosto 03, 2007

Territórios de invasão

Mimosa (Acacia dealbata Link.) - N230 entre o Tortosendo e Unhais da Serra (concelho da Covilhã)



As bermas das estradas, pela elevada luminosidade que proporcionam, são locais preferenciais de expansão para a mimosa (Acacia dealbata Link.), a invasora mais agressiva em habitat terrestre no território continental.

Tudo o que as mimosas necessitam é de um incêndio ou do corte de árvores para, aproveitando essa oportunidade, invadirem os terrenos adjacentes às bermas de estrada. Algo que, infelizmente, se verifica com frequência por todo o país.

Antigamente existia a figura do cantoneiro que providenciava, entre outras coisas, a limpeza das bermas das estradas. Algumas das iluminadas almas que têm dirigido este país consideraram que tal não era mais necessário, resultado dum país que menospreza profundamente o trabalho manual.

O resultado está à vista de todos:

- bermas que devido à profusão de matos (e de lixo!) facilitam o alastrar de incêndios, que aí se originam tantas vezes pela negligência de quem atira as beatas de cigarro pela janela dos automóveis;

- bermas que favorecem a propagação de espécies invasoras com resultados extremamente negativos ao nível ambiental (não esquecendo que tal, os efeitos negativos para o ambiente, acarretam igualmente prejuízos noutras vertentes, incluindo a económica).

As mimosas, é bom sublinhá-lo, têm efeitos nefastos sobre as linhas de água e aumentam a erosão, sabendo nós que esta conduz à desertificação - um dos principais e mais graves problemas ambientais que Portugal terá que enfrentar nos próximos anos, com consequências a nível económico e social imprevisíveis - a este propósito recordar que 2006 foi o Ano Internacional dos Desertos e Desertificação.

Sem comentários: