quarta-feira, agosto 15, 2007

Silly season IV

A edição de hoje do Diário XXI traz uma notícia onde relata que o director da Volta a Portugal em Bicicleta, Joaquim Gomes, "acusou ontem as associações de defesa ambiental da Serra da Estrela de procurarem protagonismo, com as recomendações feitas a propósito da passagem da caravana".

Leram bem, a Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela (PDSSE) fez um conjunto de recomendações (e não "críticas", muito menos à organização), mas a sensibilidade de quem dirige a Volta é tal que se sentiram ofendidos, pelo simples facto de se pedir que as pessoas não abandonassem o lixo ou fizessem fogueiras.


É que, curiosamente, grande parte dos conselhos era dirigida, não à organização, mas a quem assiste à Volta. Apesar do "incómodo" destes conselhos aparentemente desnecessários, foi perceptível a quem ontem assistiu à etapa via televisão, a inscrição do nome de ciclistas nas rochas que ladeavam a estrada (isto só para dar um exemplo).

Pelas palavras do Sr. Joaquim Gomes quase que poderíamos concluir que após a passagem da caravana da Volta, a Serra da Estrela fica mais limpa. Algo que poderá ser verificado quando, no próximo Sábado (18), um grupo de voluntários se juntar na Torre para apanhar o lixo abandonado pelos "outros".

Não se trata de "crucificar" a Volta a Portugal que, com toda a certeza, terá um impacto menor na produção de resíduos quando comparada com o global das visitas turísticas à Serra da Estrela. Mas não se venha também acusar aqueles que amam a Serra e que apanham com as suas próprias mãos muito do lixo que aqui é abandonado, de andarem à procura de protagonismo.

Convém lembrar ao Sr. Joaquim Gomes que da PDSSE fazem parte instituições como a Liga para a Protecção da Natureza, a Quercus ou a Associação dos Amigos da Serra da Estrela, com anos de trabalho na defesa do nosso país e que não necessitam da Volta a Portugal em Bicicleta, ou de qualquer outro tipo de acontecimento desportivo, para se auto-promoverem. Falamos de associações sem fins lucrativos das quais fazem parte pessoas que lutam, sem com isso obterem benefícios pessoais, pela defesa do nosso país do qual o Sr. Joaquim Gomes também faz parte.

2 comentários:

ljma disse...

Nem mais, Pedro. Acertaste em cheio. Deve ser da conjugação de factores: silly season e stress pós-traumático da organização da prova (não deve ser brincadeira).
Nada de grave.
José Amoreira

TPais disse...

LOL! Stress pós-traumatico!!boa, boa Zé!!
Na verdade, as declarações de Joaquim Gomes dão vontade de rir não fosse o facto do ambiente da Serra estar num estado triste!
Bom texto Pedro!
Abraço