quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Gigantes que dormem

Vim encontrar, ainda inteiras na sua dignidade, algumas das minhas árvores preferidas...

Carvalho-alvarinho do Alcaide

Se ampliarem esta foto, verão que alguns dos seus ramos inferiores já foram cortados no decurso deste Inverno; este exemplar de carvalho-alvarinho (Quercus robur L.) é um dos melhores exemplares que conheço na Beira Interior e, se devidamente protegido, não tenho dúvidas que num espaço de duas a três décadas estará entre os maiores do país.

Por este motivo, reforço o pedido à respectiva Junta de Freguesia e à Câmara Municipal do Fundão, para que qualquer intervenção nesta árvore seja apenas executada por cirurgiões de árvores, devidamente credenciados do ponto de vista técnico, para a poda de árvores ornamentais.

Plátanos da Estação (Covilhã)

Em relação aos plátanos (Platanus orientalis L. var. acerifolia Aiton) da Estação da Covilhã, continuam a marcar com o seu porte imperial, toda a zona baixa da cidade.

Nenhuma outra árvore lhes faz sombra, o que também se compreende pelo tratamento radical que as árvores sofrem nesta cidade. No entanto, estes plátanos apresentam algumas feridas ao nível do tronco, pelo que, como qualquer árvore ornamental, deveriam ser periodicamente analisados por técnicos devidamente credenciados para avaliar do seu estado fitossanitário.

P.s. - Encontrei outro blogue que denuncia as podas radicais de árvores...um toque.

2 comentários:

Crix disse...

E assim de blog em blog, de comentário em comentário vamos verificando que há mais quem se indigne com a ignorância. Obrigada pela visita e por me dar a conhecer esta "sombra".
Não era intenção do meu blog apontar o dedo ás imperfeições, mas nesta altura do ano, estas intervenções (não me tocam...) chocam-me tanto que eu não resisto.
Um abraço

ALCAIDE disse...

Mais que um comentário gostaria de enviar foto actual do «Carvalho-alvarinho do Alcaide»

Se interessados informem como devo proceder

jcsalvado@gmail.com