sábado, fevereiro 14, 2009

As eleitas

Segue-se, geograficamente ordenado de Sul para Norte, o conjunto de árvores que eu e o Miguel propusemos à Autoridade Florestal Nacional, na passada semana, para classificação como árvores de interesse público:



A paineira de Odemira.



Uma das oliveiras mais grossas de Portugal* - Serpa


* De acordo com a comparação feita com os dados conhecidos de oliveiras classificadas como árvores de interesse público. Em breve, será feito um texto específico sobre esta oliveira, incluindo as respectivas dimensões, no Árvores Monumentais do Algarve e Baixo Alentejo.




Sobreiro situado junto à estrada N258 entre o Alvito e a Vidigueira*.


* Brevemente, mais informações sobre este sobreiro no Árvores Monumentais do Algarve e Baixo Alentejo.





A oliveira dos namorados de Alvito.




As pseudotsugas de Manteigas.




A araucária de Viana do Castelo (supostamente, a mais alta árvore de Natal natural da Europa).




O sobreiro de Taião (Valença)


Os critérios para a selecção deste conjunto de árvores prenderam-se, para além das características de cada árvore ou conjunto de árvores, com o facto de se situarem em terrenos públicos ou no perímetro de instituições públicas (como é caso da araucária de Viana do Castelo).

Temos muitas outras árvores notáveis em "lista de espera" mas, como se situam em terrenos particulares, teremos que conferenciar com cada um dos respectivos proprietários, antes de as propor para classificação.

2 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Belas imagens, verdadeiros monumentos vivos...

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Rafael,

Apesar de todos os atropelos ao nosso património arbóreo nas cidades e dos incêndios (no caso das nossas matas), ainda subsistem muitos gigantes aguardando serem descobertos.

Caro autor do "Portaria Ilegal",

Muitíssimo obrigado pela chamada de atenção para este assunto.