quinta-feira, janeiro 29, 2009

Exemplos (bons e maus)








São 50 os anos que separam as duas imagens, as quais retratam a Capela de Nossa Senhora da Estrela, na freguesia da Boidobra (concelho da Covilhã).

A primeira destas imagens é uma digitalização a partir de uma fotografia do livro "A Árvore em Portugal", de Francisco Caldeira Cabral e Gonçalo Ribeiro Telles (1ª edição datada de 1960). Acompanha esta imagem, no referido livro, a seguinte legenda: "Os dois plátanos, anda novos, são já marcantes na paisagem do Zêzere, valorizando o templo".

Pela segunda imagem, é fácil constatar que os plátanos cresceram em número mas perderam em beleza e hoje, em nada, contribuem para a "valorização do templo".

Parece uma sina de difícil fuga, a vontade humana em destruir a árvore e menosprezar a sua importância na paisagem e na conjugação com a arquitectura humana.

Penso nos bons exemplos que tenho dado aqui na "sombra" e lamento que, com o tempo, e tal como neste caso da Boidobra, todos eles se convertam, sob a ignomínia humana, em maus exemplos.


P.S. - Sobre a importância das árvores na valorização de um conjunto arquitectónico pedia que, mais uma vez, visualizassem a Capela de Nossa Senhora de Assedasse (Serra da Estrela).

Sem comentários: