sábado, março 10, 2007

Amigos das árvores

Tília (Tilia tomentosa Moench) - Trancoso

Tomei conhecimento, através do blogue O Cântaro Zangado, de uma iniciativa da Associação Transumância e Natureza, destinada aos mais jovens, e que visa dar a conhecer as árvores monumentais do distrito da Guarda.

Esta feliz iniciativa, intitulada "Em Busca da Maior Árvore", destina-se apenas a jovens com idade até ao 18 anos, esperando os seus organizadores que, ao mesmo tempo que se sensibiliza os mais novos para a importância das árvores, se descubram tesouros arbóreos ainda desconhecidos daquele distrito. Isto porque, de acordo com o regulamento do concurso, não serão admitidas fotografias de exemplares classificados pela Direcção-Geral dos Recursos Florestais, no distrito da Guarda.

Deste modo, fotografias de árvores como a tília (Tilia tomentosa Moench) de Trancoso (ver foto), classificada de interesse público desde 1994, não serão admitidas a concurso.

Depois do sucesso da iniciativa dos Amigos da Serra da Estrela, "Um milhão de carvalhos para a Serra da Estrela", este concurso é mais uma feliz iniciativa da sociedade civil na divulgação e defesa dos valores naturais.

Do Estado (central e das autarquias) já vimos que não podemos esperar muito...

3 comentários:

Al Cardoso disse...

Nao sei se estara classificado, mas existe um platano de enormes dimensoes, em Vila Cha concelho de Fornos de Algodres, fica situado no Largo do Terreiro.

Um dia destes mandarei uma fotografia.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Conheço bem Fornos e algumas localidades do concelho, mas não tenho memória de passar em Vila Chã.

Mesmo em Fornos, existem bons exemplares na Mata Municipal (onde também já arranquei muitas mimosas!!).

Abraço

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

P.s.- a informação sobre as árvores classificadas (ou sobre aquelas que, por qualquer motivo, perderam esse estatuto), sai nos Diários da República.
Algumas Câmaras Municipais costumam publicitar essa informação nos seus sites.
O "Atlas do Ambiente" também tinha essa informação mas a sua página na net estava a ser reformulada e, da última vez que lá fui, ainda não estava acabada e não consegui encontrar essa informação