terça-feira, julho 29, 2008

Gigantes dos EUA

Exemplar de Fraxinus pennsylvanica Marshall (Green ash) situado em Cass County, Michigan (EUA) - fotografia American Forests

Desde 1940 que os cidadãos norte-americanos auxiliam a organização American Forests, a identificar os maiores exemplares de um total de 826 espécies arbóreas. Esse conjunto de árvores está listado no National Register of Big Trees - Conheçam aqui (documento pdf) a listagem de 2008.


P.S. - A espécie retratada na imagem (Fraxinus pennsylvanica Marshall), cujo nome poderia ser aportuguesado para freixo-da-pensilvânia, está bem representada no nosso país por dois exemplares existentes na Mata do Buçaco.
O freixo da imagem, que se assume ser o maior exemplar desta espécie nos EUA, possui um perímetro do tronco de 6,88 metros (271 inches) e uma altura de 29,87 metros (98 feet). No "Árvores Monumentais de Portugal" de Ernesto Goes não vem referida a altura dos exemplares do Buçaco, sendo mencionado apenas os valores de perímetro de tronco para cada um deles (4,35 e 4,56 metros).

Sem comentários: