segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Viagens IX


O pinheiro-manso (Pinus pinea L.) das Donas (Fundão).


P.S. - Algumas notícias sobre árvores:

- Estão abertas até ao próximo dia 1 de Março as inscrições para os campos de trabalho científico do programa Invader.

- Uma notícia que me chegou (embora com atraso) via Floresta do Interior: o Fapas promoveu ontem uma acção de plantação de árvores no Parque Natural da Serra da Estrela.

- Um sítio muito interessante sobre as árvores monumentais da Califórnia: California Register of Big Trees.

- Ainda as árvores monumentais, mas agora em Portugal e mais concretamente na Serra da Estrela: a URZE (Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela), no seguimento do concurso Árvores Monumentais no Concelho de Gouveia e das V jornadas dedicadas às árvores monumentais do concelho de Gouveia, decidiu propor a classificação de sete árvores existentes no concelho.
Entre as árvores propostas está o magnífico carvalho-alvarinho de Aldeias, em relação ao qual tinha já, no início do Outono passado, formalizado esse mesmo pedido de classificação à Direcção-Geral dos Recursos Florestais.
Sobre esse pedido de classificação, e o que fiz em relação à sequóia do Sabugal e ao castanheiro da Malcata, a única coisa que recebi até ao momento foi apenas...silêncio!

- O Parque Biológico de Gaia pretende florestar 23 hectares (a juntar a 35 hectares já florestados), próximo do nó do IP1 em Vilar de Andorinho.Nestes 23 hectares ficarão assinaladas as pessoas e entidades que contribuírem para a respectiva aquisição (1 metro quadrado de terreno = 50 euros).O objectivo final desta instituição é adquirir 230 000 metros quadrados de terrenos e tê-los totalmente arborizados até ao final de 2012. Uma iniciativa integrada no programa Plant for the Planet.
Para saber mais sobre esta iniciativa escreva para carbono@parquebiologico.pt

- Um texto do Árvores da minha rua já com alguns meses mas que mantém toda a actualidade: a relação entre o planeamento urbano, a arborização das cidades e a respectiva influência na temperatura. Ler relatório aqui.

- Por último: no Brasil um conjunto de caloiros universitários irá plantar árvores, ao invés de serem pintados na cara ou sofrerem outro tipo de praxes irrelevantes.



P.S.S- Adendas:

- Em relação ao encontro de motociclistas no Covão d'Ametade: comunicado dos Amigos da Serra da Estrela.

- Em relação à campanha de reflorestação patrocinada pela água Serra da Estrela: o programa Biosfera da RTPN dedicou esta semana uma reportagem alargada a este tema.
Falaram responsáveis pela empresa Sumol (SASEL), do ICNB, da URZE (Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela) e dos Amigos da Serra da Estrela.
Conclusão: de boas intenções está o inferno cheio!

Sem comentários: