quarta-feira, maio 09, 2007

A florir nas cidades

Melia azedarach L., S. Brás de Alportel

A espécie Melia azedarach L., originária do continente asiático, é amplamente plantada como ornamental no nosso país, sobretudo a Sul.

Esta espécie possui em Portugal várias designações populares: amargoseira, conteira, árvore-dos-rosários ou mélia. Algumas destas designações, nomeadamente "árvore-dos-rosários" ou "conteiras", poderão derivar do aspecto dos frutos (drupas de cor amarelada ou creme que permanecem durante bastante tempo na árvore) e que lembram as contas de um rosário.

Os frutos são venenosos para os seres humanos e muitos animais, sendo que a ingestão de 6 a 8 sementes seria o suficiente para provocar a morte de uma pessoa.

Outra espécie vulgar como ornamental no nosso país e que se encontra em plena época de floração é a Robinia pseudoacacia L., originária da América do Norte, conhecida entre nós como: acácia-bastarda, falsa-acácia ou, simplesmente, robínia.

Podem ver robínias em floração no Dias com Árvores e no Entre Tejo e Odiana.

4 comentários:

Vera F. disse...

É verdade que é agora considerada "espécie invasora" também em Portugal? Porque já o era nos EUA.

Sou de Lisboa e vivo em Beja, onde a Melia está bastante difundida em parques e arruamentos.

Tenho uma certa paixão por elas, pois aqui no Sul as árvores que nos deixam doidos não têm a imensa beleza das vossas do Norte... mas enfim!

Se quiser espreitar as Chorisia speciosa de Lisboa, em floração nesta momento...visite este: www.floresjardinseafins.blogspot.com.

Saudações paisagísticas
Vera Ferreira

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá, Vera:

A Melia está neste momento classificada como "potencialmente invasora", digamos que está um patamar abaixo em termos de perigosidade.

Mesmo no Norte, como em Braga, é utilizada como ornamental, embora seja efectivamente mais abundante a Sul.

Claro que não representará um problema comparável ao de outras invasoras, como as do género Acacia,por exemplo. Esta referência ao seu carácter potencialmente invasor servirá mais para alertar e ter alguns cuidados na sua propagação.

Obrigado pela sugestão de visita, volte sempre!

Anónimo disse...

Ola pessoal, tenho procurado por todo o lado pela melia azedarach e nao encontro!!! Ela é linda! Queria saber a que cheira, sera que nao podiam fazer o favor de me enviar raminhos para uma morada indicada? :S:S:S

Obg
andreia.historia@gmail.com

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Andreia,

A Melia azedarach é uma espécie que se encontra com facilidade nos viveiros de árvores portugueses (estou a partir do pressuposto que mora em Portugal e não no Brasil ou noutro país).

Em Portugal a espécie está classificada como "potencialmente invasora" pelo que eu, pessoalmente, não aconselho a plantação desta espécie.
Obrigado.