terça-feira, maio 15, 2007

Galhas











As fotografias anteriores foram-me enviadas por um leitor da Sombra Verde, apaixonado também pelas árvores e pela Natureza e que dedica algum do seu tempo ao estudo da Serra da Gardunha.

As imagens representam um conjunto de carvalhos (Quercus sp.) com galhas em diferentes fases de desenvolvimento.

As galhas correspondem a uma resposta da árvore perante um invasor, traduzida na formação de tecidos de contenção face a essa mesma tentativa de invasão. As galhas mais frequentes são as que resultam da postura de ovos de pequenas vespas (insectos da família dos cinipídeos) nas gemas dos ramos. Estas galhas são vulgarmente designadas como bugalhos.

No entanto, e de acordo com o biólogo Jorge Paiva, as galhas são originadas não apenas por animais (insectos, ácaros) mas também por fungos ou bactérias, podendo dar origem a infecções nos ramos, nas folhas, nas gemas florais ou nos órgãos subterrâneos [raízes e caules (rizomas)].

Um pouco mais intrigante é a imagem seguinte, que o mesmo leitor me enviou, de um carvalho-negral (Quercus pyrenaica Willd.).
Desconheço qual a origem da formação avermelhada que se formou sobre as bolotas, podendo a mesma, eventualmente, resultar de um processo semelhante ao que conduz à formação das galhas ou de uma resposta a outro tipo de infecção.

Perante o meu desconhecimento de uma causa que explique o que se observa na imagem, agradecia a colaboração dos leitores que pudessem acrescentar uma explicação para este fenómeno.


4 comentários:

Anónimo disse...

caro pedro,

ao ver o seu post, e pq faço parte de uma lista de discussão sobre a flora ibérica, enviei pr a lista o link do post GALHAS. no entanto não obtive qualquer resposta satisfatória...apenas que poderá ser um fungo!

melhores cumprimentos

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Obrigado,

De facto, deverá ser um fungo ou umas resposta a uma infecção fúngica;

De qualquer maneira, se tiver mais informações irei publicá-las.

Abraço

Anónimo disse...

galhas, são modificações estruturais da planta, formadas pela oviposição de insetos, geralmente dipteros. as larvas crescem dentro dessas estruturas, que podem modificar a fisiologia da planta hospedeira.

Psicopedagoga Lurdinei disse...

Boa tarde parabéns pelo blog
Você tem ou sabe quem tem semente ou muda do carvalho negral "quercus"para me enviar, vender temos interesse...meu email: lurdineiejoao@hotmail.com
Obrigado
Lurdinei