sexta-feira, abril 20, 2007

De outros blogues

- No blogue Mons Cicus descobri novas fotografias de algumas das árvores classificadas do concelho de Monchique, nomeadamente do plátano do Barranco dos Pisões.

De igual modo, foi bom descobrir através deste blogue, que o magnífico sobreiro (classificado em 2002 como árvore de interesse público) situado nas proximidades do Barranco dos Pisões e que tinha ardido em 2003 está a recuperar e apresenta vários rebentamentos, apresentando um aspecto bem mais promissor relativamente ao que se podia observar nesta imagem (datada de Agosto de 2004) do Dias com Árvores.

- Da Quinta do Sargaçal chega-nos uma sugestão de visita para todos os autarcas portugueses, que eu subscrevo inteiramente: Urban Forest Ecosystems Institute...de facto, se fosse feita uma criteriosa escolha da árvore a plantar em função do local a que se destina (bem como do número de exemplares a plantar), muitas das mutilações a que assistimos nas cidades portuguesas se evitariam.



- Do Cântaro Zangado vem a informação acerca da realização este fim-de-semana, nas instalações do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) em Seia, das VIII Jornadas sobre Conservação da Natureza (uma organização do FAPAS).

P. S. - A propósito do CISE volto a lamentar a inexistência de uma estrutura similar (complementar e não concorrencial!) que pudesse dar a conhecer aos covilhanenses as maravilhas da Estrela...só se ama o que se conhece!

Possa o Jardim Botânico com espécies autóctones da Serra da Estrela prometido para o Parque Alexandre Aibéo, ser o início do reatar dessa paixão perdida entre os covilhanenses e a sua Serra...


Sem comentários: