quarta-feira, abril 04, 2007

Here comes the sun...

Phoenix Park, Dublin

Temos o Sol de regresso, após uns quantos dias de chuva e frio invernal, e achei por bem fazer uma síntese de boas notícias (até para variar...) sobre as árvores:

- Através do blogue Avelãs de Ambom fiquei a conhecer o “Projecto Árvore Kaki – Relembrar o Tempo" - Este projecto cultural é desenvolvido pela Fundação Kaki Tree, sediada no Japão, e pretende divulgar e celebrar a paz, promovendo a plantação de diospireiros (kaki trees) um pouco por todo o mundo, descendentes de um exemplar que sobreviveu ao desastre nuclear que se abateu sobre Nagasaki no dia 9 de Agosto de 1945.
O município do Porto aderiu a este projecto no passado dia 21 de Março, com a plantação simbólica de um diospireiro (Diospyros kaki L. f.) nos jardins do Palácio de Cristal.

- Pelo blogue Dias com Árvores tomei conhecimento da funcionalidade do sítio da Direcção-Geral dos Recursos Florestais (DGRF) que permite conhecer a lista das árvores classificadas de interesse público existentes no nosso país (por distrito e concelho); basta para tal seleccionar aqui.

Através dessa lista é possível ficar a conhecer que, por exemplo, no concelho da Covilhã, apenas está registada uma árvore com esse estatuto - trata-se de um teixo (Taxus baccata L.) existente na freguesia do Teixoso e que está classificado desde Maio de 2000 (D.R. nº 120, II Série de 24/05/2000); apesar desta informação não estar no referido sítio da DGRF, tanto quanto tenho conhecimento, este exemplar situa-se na Quinta de S. João.

Note-se ainda que o próprio nome da freguesia (Teixoso) deriva de teixo.


- Pelo blogue Quinta do Sargaçal chega-nos um conjunto admirável de árvores - espreitar aqui.

- Pelo blogue O Cântaro Zangado recebi a informação da interrupção, até ao próximo Outono, dos trabalhos da campanha "Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela".

Esta foi sem dúvida uma das iniciativas mais felizes da sociedade civil nos últimos tempos, pelo menos no capítulo da defesa do ambiente, mas deixarei algumas considerações extra sobre este tema para um próximo texto...mas, desde já, deixo uns sinceros PARABÉNS à organização e a todos os que participaram nesta campanha!

- Pelo blogue Jardinando sem Parar, soube da intenção da Câmara Municipal de Lisboa de disponibilizar, para o público em geral, o Mapa Virtual das Árvores Classificadas de Lisboa.

Sobre este assunto consultar também o blogue Árvores da minha rua.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estou aguardando sua resposta sobre trocarmos links!
Conto com sua resposta bjus Nádia*