terça-feira, dezembro 30, 2008

Um elogio

As minhas palavras poucas vezes têm sido de elogio para a Câmara Municipal da Covilhã ou para a "Águas da Covilhã, EM". Por muitos motivos mas, sobretudo, por questões relacionadas com a manutenção das árvores ornamentais da cidade.

Há aproximadamente um mês, escrevi mesmo um texto onde manifestava a minha apreensão pelo que poderia acontecer este ano, em face da abertura de um concurso público para a poda de árvores no concelho da Covilhã. Temia, como escrevi na altura, que o factor "preço" voltasse a ser determinante, em detrimento da competência técnica, e que a poda de muitas árvores voltasse a ficar nas mãos de quem não tem técnicos com competência creditada para o fazer.

Enganei-me! E, por isso, felicito quem tomou a decisão de entregar a poda a uma empresa de créditos firmados no domínio da arboricultura e, mais em concreto, da manutenção de árvores ornamentais.

Claro que continuarão a existir, neste e em futuros anos, aberrações no que concerne à poda de árvores na cidade. Muitas árvores situam-se em terrenos particulares e, mesmo das que se situam em espaço público, em muitos casos a responsabilidade recai nas juntas de freguesia.

De igual modo, não se pode esperar desta empresa que faça milagres e consiga corrigir, ou sequer disfarçar, erros que tenham sido previamente cometidos em muitas árvores do concelho. Pode-se esperar, isso sim, que nos casos concretos em que esta empresa actue haverá intervenções correctas, do ponto de vista técnico, e que as intervenções mais profundas, como as de redução de copa, serão feitas apenas nos casos onde tal seja estritamente necessário.

Como prova do que atrás referi, publico duas fotografias de algumas árvores onde esta empresa já actuou, situadas na Zona Industrial do Canhoso.

Muitas pessoas dirão que, estas árvores, nem parece terem sido podadas...Eu diria que o segredo está precisamente aí!









Parabéns a quem decidiu, por uma vez, a favor das árvores e de todos nós. Obrigado e esperemos que esta preocupação tenha continuidade no futuro.



P.S. - Para que se compreenda o contraste na qualidade da intervenção, entre técnicos especializados em arboricultura e outros que nada percebem da manutenção de árvores, concluo com a imagem de dois tocos resultantes de um ataque de "podite" aguda, na mesma zona industrial.




5 comentários:

Paúl dos Patudos disse...

OLá Pedro
Passei para desejar votos de Boas Festas e que o ano 2009 nos traga a todos mais felicidade e saúde.
Só é pela continuar-mos a ver os tais ataques a árvores, que todos nós infelizmente já conhecemos.
Por aqui em Alpiarça já começou o massacre... enfim.
Abraço
Ana Paula

Paulo J. Mendes disse...

Apesar de tudo uma excelente notícia a finalizar o ano.
Votos de um bom 2009!!!

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Obrigado a ambos pelos vossos comentários e votos de um Ano Novo com muita felicidade e sucesso.
Abraço.

teresa g. disse...

Uma boa razão para começar o novo ano com optimismo!

Um bom ano para ti!

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá, um Bom Ano também para ti. Beijo.