terça-feira, junho 10, 2008

Desapontado






Neste último ano que passou, com a excepção desta nogueira, a pequena "maternidade de árvores" da minha varanda, não me tem dado grandes alegrias.

O azevinho, que há dois meses atrás exibia uma pujança (aparentemente) inabalável, definha agora em marcha acelerada, restando-lhe apenas as folhas murchas visíveis na primeira imagem.
O carvalho-alvarinho, de tão preguiçoso, nem chegou a acordar do sono invernal...

Por último, nenhuma das avelãs e bagas de azevinho que espalhei por vários vasos, dá sinais de querer germinar. Perdi o talento!

Salvem-se as "maternidades" plenas de vida, como o carvalhal do José.

4 comentários:

Márcio Meruje disse...

Viva Pedro !

Não deixe de tentar !

Devido a um mês de Maio demasiado húmido e com temperaturas mais amenas o mais provável é que as suas plantas tenham apanhado qualquer fungo por excesso de humidade no colo da raíz...


Continue a tentar... ;)

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá Márcio,

Sim, o azevinho parece-me atacado por uma doença...Talvez sobreviva, mesmo sem usar qualquer "tratamento", já tive casos de "recuperação" sem o prever, como aconteceu com uns freixos o Verão passado.

Apesar de tudo, esta é uma experiência que recomendo a todos.

Um abraço

ljma disse...

Olá, Pedro.
Continuam ainda a nascer carvalhos na minha "maternidade". O último, há cerca de uma semana, foi o 108º!
Em contrapartida, bétulas, nem uma... Tenho que voltar a tentar no próximo Outono...
Abraço
José Amoreira

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Olá José,

Com bétulas não consegui, embora só tenha tentado uma vez; nunca experimentei com tramazeiras, embora tenha lido que não é fácil a respectiva germinação (as sementes apresentam períodos de dormência, alguns dos quais são difíceis de "quebrar"). Com as cerejeiras, por exemplo, nunca consegui; a semente necessita de uma certa exposição a baixas temperaturas, condições que se podem simular num frigorífico mas, mesmo assim, nunca consegui.

Gostava de experimentar com o pinheiro-silvestre, mas nunca consegui apanhar uma pinha ainda com sementes. As de pinheiro-bravo e manso germinam facilmente.


Felizmente, é mais fácil com os carvalhos...

Abraço