quarta-feira, abril 09, 2008

Declaração de princípios

Cemitério de Baguim do Monte (Gondomar)


O Paulo fez-me chegar esta fotografia acompanhada do seguinte texto da responsabilidade da Junta de Freguesia de Baguim do Monte:

"A Junta de Freguesia de Baguim do Monte vem por este meio informar todos os interessados de que, até ao final da presente semana, irão ser cortados os "últimos" eucaliptos que cresceram junto ao muro do cemitério da autarquia e cujas copas invadiam e sujavam as campas junto dos mesmos.

É de salientar que a elevação, educação, insistência e compreensão com que o Executivo da Junta tratou deste assunto junto dos proprietários, bem como a colaboração dos mesmos, levaram à concretização de um desejo de vários anos.

A todos os proprietários que colaboraram connosco, a Junta de Freguesia muito aprecia e agradece."



No máximo respeito pelas convicções pessoais e religiosas de todos e pela concepção que cada um tem sobre a morte e o respeito devido aos seus entes queridos, não posso contudo deixar de manifestar e proclamar um desejo tão simples quanto sincero:

Que a minha morte sirva jamais para justificar o abate de uma única árvore; por mais singela que possa ser, árvore alguma merecerá ser castigada por dar sombra ou sujar com folhas a minha campa.
Antes prefiro que plantem em meu nome uma árvore; longe dos Homens que as odeiam ao ponto de as cortar ou podar pelos motivos mais absurdos. Obrigado.