domingo, março 16, 2008

Um Domingo de grandes árvores

Oliveira (Olea europaea L.) - Almarginho (Salir, Loulé) - P.A.P. = 4,80 metros

Foi um Domingo inesquecível, um Domingo que permitiu a descoberta de grandes árvores.

Partindo do trabalho de referenciação das árvores monumentais do concelho de Loulé elaborado pelo Luís Brás da Almargem, partimos à descoberta de alguns dos melhores exemplares do barrocal algarvio.

Foi um dia de glória para os "caçadores de árvores" Pedro Santos e Miguel Rodrigues! Como poderei explicar a experiência de hoje sem parecer absolutamente eufórico? Como poderei escrever estas linhas sem parecer uma criança a quem o Pai Natal concedeu todos os desejos da sua lista de prendas?

Aguardem por notícias nos próximo dias aqui na Sombra e no Árvores Monumentais...Uma das maiores azinheiras do Algarve, uma alfarrobeira colossal e (provavelmente) a mais grossa oliveira do Algarve!

As árvores retratadas nas imagens que acompanham este texto são apenas um aperitivo...
Uma oliveira com quase 5 metros de perímetro de tronco ou uma alfarrobeira com perto de 6 metros, são árvores dignas de registo. Mas à sombra dos gigantes hoje visitados, perderam parte significativa do impacto que teriam tido noutras circunstâncias.


Num país de mentalidades liliputianas que temem a grandeza da árvore, ainda há gigantes por descobrir...Ainda há árvores!

Alfarrobeira (Ceratonia siliqua L.) - Almarginho (Salir, Loulé) - P.A.P = 5,70 metros

P.S. - Algumas notícias sobre árvores:

- Árvores plantadas por crianças (em Manteigas e em Queluz);

- Grupo Aenor distribui 10 000 árvores entre os seus clientes;

- Os responsáveis pelo site http://www.eco-find.com/ (Google zero) iniciaram uma campanha de plantação de árvores de forma a incentivar a responsabilidade ambiental em Portugal (na razão de 1 árvore por cada 1000 visitas efectuadas ao referido site);

- No próximo dia 24 de Março, na sede da Liga para a Protecção da Natureza em Lisboa, irá ocorrer o lançamento do livro "A Árvore Generosa" do escritor norte-americano Shel Silverstein (edição portuguesa da Bruaá Editora).

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.