sábado, março 22, 2008

Um arco-irís acarreta sempre alguma esperança

Sábado de Páscoa (Covilhã) - Um dia de Inverno com tudo aquilo a que temos direito...incluindo alguma neve!

Começo por fazer uma coisa na qual não me sinto confortável, ou seja, falar do próprio blogue. Apenas para dizer que estou a começar a explorar o Del.icio.us. Tal significa que a prazo (poderão ser algumas semanas ou alguns meses) tenciono "exportar" para essa ferramenta todas as minhas "Ligações".

Qual é o objectivo? Simplificar o aspecto visual da Sombra Verde que começa a ter um pouco de informação "em excesso" para o meu gosto e ordenar melhor as referidas ligações (embora continue a ter dificuldade em "etiquetar" alguns blogues, esperando que os referidos autores não se aborreçam pelas "etiquetas" (tags) que possa associar às respectivas páginas).
Não irá desaparecer nenhuma das minhas actuais ligações e, pelo contrário, com o tempo surgirão outras para sites relacionados com árvores (e que não sejam blogues).

Isto é só para não se alarmarem se um dia destes, as ditas ligações desaparecem da barra lateral direita. De qualquer maneira, será um processo que levará algumas semanas. Obrigado.


E agora, algumas notícias sobre árvores:

- Gente feliz a plantar árvores (na Serra de Monchique).

- O próximo Festival de Árvores será no blogue Árvores Vivas em Nossas Vidas (uma boa oportunidade para darem a conhecer a uma audiência mais alargada os vosso textos e imagens sobre a temática das árvores).

- Uma bela azinheira que a Júlia descobriu e partilhou connosco.

- O mal dos outros não nos deve fazer feliz, mas não é só em Portugal que existem casos de falta de respeito para com as árvores. Confiram alguns exemplos: em Espanha e na Bélgica.

- Notícia que a Maria me enviou: "Campo de trabalho de voluntariado na Serra da Lousã na 2ª semana das férias da Páscoa de 2008." Temática: colaborar na implementação de uma maternidade de árvores onde a Lousitânea (Liga dos Amigos da Serra da Lousã) faz a reprodução de espécies arbóreas e arbustivas autóctones da Serra da Lousã, espécies que outrora ocupavam todo o coberto vegetal deste maciço da cordilheira central, mas que hoje em dia estão circunscritas a poucos redutos em locais de difícil acesso. A maternidade pretende reproduzir estas espécies (azereiro, azevinho, várias espécies de carvalho, castanheiro, folhado, medronheiro, plátano-bastardo, sobreiro, teixo, ulmeiro, entre outras) e devolvê-las ao seu ambiente natural.

- Algumas comemorações do Dia da Árvore: plantação de árvores em Rio Tinto e na Bela Vista (Águeda), onde se plantou um carvalho depois de se ter cortado o existente; o motivo foi o de sempre, ou seja, medo que a árvore caísse!
E na Beira Interior: em Famalicão da Serra, neste Sábado, a Secção de Ambiente e Património do Centro Cultural de Famalicão promove com as crianças do 1º Ciclo, entre outras actividades, uma visita às árvores plantadas no ano passado e nova plantação de árvores (notícia d'O Interior).
Em Lavacolhos (Fundão), a Pinus Verde irá promover no próximo dia 31 de Março várias iniciativas como os alunos do 1º Ciclo, as quais irão culminar com a plantação de uma árvore (notícia do Jornal do Fundão).

Pela Covilhã, o deserto habitual (puxo pela memória e, correndo o risco de ser injusto, não me recordo da última vez que a autarquia se associou às comemorações deste dia; e se estiver a ser injusto agradecia a correcção). Louve-se pelo menos a coerência: total desprezo pela árvore nos 365 dias do ano!

Nota: Apesar de tudo, estou mais optimista do que estava o ano passado em relação a estas iniciativas do Dia da Árvore. Apesar de ser uma época tardia para a plantação de árvores, apesar de estas iniciativas serem promovidas por instituições (câmaras, juntas de freguesia e mesmo escolas) que promovem a mutilação de muitas árvores, como professor tenho que acreditar que fica sempre algo de positivo, nem que seja em apenas uma ou duas crianças que intervêm nestas iniciativas.

Feliz Dia de Páscoa para todos!

5 comentários:

teresa g. disse...

Desde que não desapareçam os posts!
:)

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Sobre isso acho que podes estar descansada :)

greenman disse...

Que seriamos nós sem um bocadinho de esperança!

Graças também a este e a muitos blogues 'verdes' se passa a tomar consciência de algumas coisas que têm que mudar.

Boa Páscoa!!

Anónimo disse...

Pedro; um galardão e amêndoas para ti, esperam no "sebastião"... passa por lá!

Paulo disse...

Vinha fazer coro com a Jardineira mas fiquei logo descansado.