sábado, janeiro 05, 2008

Como sempre...

(...) este é um Sábado de boas e de más notícias.

Comecemos pelas más: a Ana Paula do blogue Paul dos Patudos denunciou mais um caso de podas irracionais, desta vez em Salvaterra de Magos (atente-se no caso da primeira fotografia, no contraste gritante entre a imagem de uma árvore barbaramente podada em oposição a uma outra com a sua forma natural. Será necessário explicar mais alguma coisa?...)

Salvaterra de Magos (fotografia da Ana Paula)


Salvaterra de Magos (fotografia da Ana Paula)

E agora, as boas:

- a confirmação de que o eucalipto mais alto da Europa, situado na Mata Nacional de Vale de Canas (Coimbra), sobreviveu ao incêndio de 2005 - confirmação que agradeço ao Gus.

- a edição #19 do Festival of the Trees está disponível para consulta no blogue Hoarded Ordinaries. Através da leitura deste blogue descobri algumas coisas interessantes:
Por exemplo, através do American Presidents blog fiquei a conhecer alguns factos muito interessantes sobre as árvores plantadas nos jardins da Casa Branca; descobri, entre outras coisas, que se tornou um hábito a partir da presidência de Grover Cleveland (1837-1908) que cada residente da Casa Branca plante uma árvore.
Assim, o actual presidente George W. Bush, para lá de todos os erros colossais que cometeu na vigência da sua presidência, teve pelo menos o mérito de ter plantado um ácer da espécie Acer saccharinum L. (o seu nome comum nos EUA é Cut Leaf Silver Maple). E que bom que seria que em Portugal se criasse este hábito...

(A leitura deste artigo sobre as árvores presidenciais norte americanas é particularmente interessante para quem, como eu, é professor...)


E através de um comentário a este mesmo artigo descobri uma página muito interessante: American Forests (a mais antiga organização conservacionista dos EUA e que tem como um dos seus principais objectivos promover a defesa das árvores). E através da American Forests cheguei à Historic Tree Nursery (página que fornece vasta informação, como seja o registo das árvores históricas dos EUA).
E foi precisamente pesquisando nestas páginas que descobri a árvore retratada na fotografia sob este texto. Trata-se de um ulmeiro (Ulmus americana L.) de 80 anos, situado em Oklahoma City, e que foi um dos sobreviventes do ataque terrorista ocorrido nessa cidade em 1995, motivo pelo qual ficou conhecida como The Survivor Tree.

"The Survivor Tree", ulmeiro (Ulmus americana L.) - Oklahoma National Memorial & Museum (Oklahoma City, EUA) - fotografia retirada desta página.

Sem comentários: