quinta-feira, dezembro 27, 2007

Recantos de Braga

Sobreiro (Quercus suber L.) - zona de Santa Tecla (Braga)

A cidade de Braga apesar de não ter nenhum parque urbano consentâneo com a sua dimensão, possui alguns recantos verdes ainda aprazíveis.
Tal é o caso deste pequeno espaço junto à Rua Jaime Sottomayor, na zona de Santa Tecla, que possui um pequeno núcleo de árvores autóctones, com vários exemplares de carvalho-alvarinho (Quercus robur L.) e um sobreiro (Quercus suber L.) de dimensões generosas (um dos maiores exemplares em meio urbano que conheço no nosso país).

Exemplares de carvalho-alvarinho(Quercus robur L.) - zona de Santa Tecla (Braga)

Infelizmente, o vasto património arbóreo das ruas de Braga continua a saque, um pouco como acontece por todo o país. Desde que há uns anos caiu um tília na Avenida Central, as árvores passaram a ser encaradas como um inimigo público a abater nesta cidade; já se sabe, para o autarca português, árvore decepada é árvore que não cai!....


P.S. - E para terminar uma boa notícia: o presidente da Associação Amigos da Serra da Estrela, José Maria Saraiva, foi distinguido como figura do ano na área do Ambiente pelo Rádio Clube Português e pelo jornal diário gratuito Metro. Parabéns e continuação do bom trabalho! Notícia no Diário XXI.

Sem comentários: