domingo, agosto 13, 2006

À beira do Coura muito mais do que música

Uma visita a Paredes de Coura (e ao seu festival de música) não ficaria completa sem uma visita à Área Protegida do Corno de Bico, situada no limite sudeste deste concelho minhoto (infelizmente já afectada pelos incêndios deste ano...eh pá, esqueci-me que ainda é Domingo e tinha decidido não falar de incêndios!). Ainda assim, tenhamos esperança que a área destruída não tenha sido significativa...
Esta zona é constituída basicamente por um carvalhal de carvalho-alvarinho (Quercus robur), o que denuncia as influências do macroclima atlântico na região. No sub-bosque, ainda se encontram com alguma facilidade exemplares de azevinho (Ilex aquifolium). Na fauna, estão referenciadas na zona, entre outras espécies, três bastante ameaçadas em Portugal: o lobo (Canis lupus), a lontra (Lutra lutra) e a águia-real (Aquila chrysaetos).



De regresso à vila, talvez tenham a sorte de tropeçar noutro exemplar da nossa flora autóctone (das zonas onde a influência atlântica prevalece), o plátano-bastardo (Acer pseudoplatanus), espécie também conhecida pelo nome de padreiro. Este é um dos melhores exemplares que conheço desta espécie, sendo tanto mais notável por ainda não ter sofrido nenhuma poda desfiguradora. Esta espécie, de entre as autóctones do nosso país, é das mais plantadas nas cidades do Norte e Centro, mas devido às infelizes "podas camarárias", raramente se consegue ver um exemplar com este porte e elegância.

1 comentário:

Maria Sombrinha disse...

Só tu, pênê... ;) Mas vê lá se desintelectualizas o blog... Sabes bem que eu não percebo nada de jargão botânico! (e só bloggers podem comentar??)

Beijinho, have urself a merry little bloggie!!

L*