segunda-feira, abril 01, 2013

Um exemplo para o mundo

Imagem: Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho



Em 2006, um grupo de cidadãos de Porto Alegre, conseguiu uma dupla vitória para a sua rua: evitar o derrube de várias árvores para as obras do estacionamento de um centro comercial e conseguir o reconhecimento da importância ambiental e paisagística do seu túnel de árvores.

A história da rua Gonçalo de Carvalho e dos seus moradores tornou-se assim um exemplo de cidadania e uma bandeira para todos os que defendem a importância da arborização urbana, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Neste momento, em 2013, um grupo mais alargado de cidadãos luta contra a intenção da prefeitura de Porto Alegre de derrubar dezenas de árvores, com a desculpa da realização do mundial de futebol de 2014.

O poder do futebol é conhecido, através das suas ligações a vários outros poderes e lóbis: o da construção civil e o da política. Juntos formam um triângulo poderosíssimo capaz de levar cidades e países a tomarem decisões erradas de planeamento, comprometedores de um desenvolvimento urbano mais sustentado. 

Sabemos bem, por exemplo, a herança pesada que várias cidades portuguesas receberam do Euro 2004: opções urbanísticas discutíveis; estádios sem qualquer utilidade e com custos de manutenção astronómicos para as finanças dos municípios. Numa frase: um monumento ao desperdício!

Sabemos bem que a luta dos cidadãos de Porto Alegre é desigual e que esta não é apenas contra a prefeitura, mas também contra a toda a poderosa FIFA, uma multinacional com mais poder que muitos países. Como em 2006, e independentemente do resultado final desta luta, os cidadãos de Porto Alegre, como no passado os da rua Gonçalo de Carvalho, estão dando um exemplo de cidadania ao mundo, incentivando todos os que, nas suas cidades, se preocupam por defender as árvores das ruas e avenidas.

P.S. - Sigam e apoiem a luta no Facebook.

1 comentário:

CCF disse...

Aplausos e solidariedade para esta luta!
~CC~

(não tenho fb mas sigo por aqui)