sábado, maio 09, 2009

Árvores de Portugal - O início de uma aventura...




Árvores de Portugal. Este é o nome de uma associação que acabou de nascer, resultado do amor que um grupo de amigos, um grupo de homens e mulheres de bom coração, nutre pelas árvores.

Para além do amor à árvore, une-nos o desinteresse em utilizar este sentimento, e este projecto que agora se inicia, como forma de promoção pessoal.

Muito haverá a dizer nos próximos tempos sobre esta associação. Fica, de momento, uma breve apresentação e a divulgação do seminário "Árvores Monumentais - Importância e Conservação".

Este seminário será a nossa primeira iniciativa pública e terá lugar no Sabugal, nos próximos dias 25 e 26 de Junho. Obrigado.


"A Associação Árvores de Portugal é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, criada no corrente ano, no nosso país.


Os nossos principais objectivos são a protecção e a dignificação da árvore. No caso das árvores ornamentais, em contexto urbano, pretendemos promover a divulgação de metodologias correctas para a sua manutenção.

Em relação às árvores monumentais, será criado um catálogo nacional que servirá de base para acções que visem divulgar e proteger este riquíssimo património.


Adicionalmente, iremos pugnar pela salvaguarda do património arbóreo nacional em sentido mais abrangente, nomeadamente dos últimos bosques com dominância de espécies autóctones, montados de sobreiro e de outras quercíneas e de olivais centenários.

Neste particular, pretendemos estar atentos e denunciar, dentro dos limites legalmente estabelecidos, situações onde o suposto interesse público possa servir de justificativo para atentados ao património arbóreo de Portugal.

De carácter não menos importante, pretende ser a nossa acção pedagógica, junto dos portugueses e portuguesas de todas as idades, visando promover a reaproximação das pessoas à Árvore.

A criação deste laço afectivo, entre as pessoas e as árvores, será um dos nossos principais desideratos, procurando envolver a sociedade civil, nos seus diversos graus etários, nos vários projectos que realizaremos.


No seguimento dos objectivos enunciados, a primeira actividade pública que iremos levar a cabo será a organização de um seminário, sob o título de “Árvores Monumentais – Importância e Conservação”, o qual irá decorrer no Sabugal, nos próximos dias 25 e 26 de Junho, de acordo com a programação:


QUINTA-FEIRA, 25 DE JUNHO

13h30 - Recepção dos participantes no evento.

14h00 - Sessão de abertura - Saudação de boas vindas aos participantes pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal do Sabugal.

14h15 - "Castanheiros Notáveis do Concelho do Sabugal" por Laura Alves (Câmara Municipal do Sabugal) e Serafim Riem (Planeta das Árvores).

"Árvores Monumentais do Algarve e Baixo Alentejo" por Miguel Rodrigues (Associação Árvores de Portugal) e Pedro Teixeira Santos (Associação Árvores de Portugal).

- "TEMA A DEFINIR" (Autoridade Florestal Nacional).

15h30 - "Leyendas Vivas de los Bosques Españoles" por Susana Domínguez Lerena (Proyecto Árboles Leyendas Vivas).

16h30 - Intervalo/Pausa para café.

16h45 - "Monumental Trees" por Ted Green e Jill Butler (The Woodland Trust).

19h00 - Encerramento dos trabalhos do dia.


SEXTA-FEIRA, 26 DE JUNHO

09h00 - Saída de campo para visita, durante o período matinal, a castanheiros notáveis do concelho do Sabugal. No decurso da visita, será realizada uma oficina prática sobre metodologias de medição de árvores."



NOTA IMPORTANTE:

Para mais informações sobre este seminário, por favor contactar:

Nélia Vasco, tel: 271 75 10 42
Laura Alves, tel: 96 10 13 552
Fax: 271 753 408

Ficha de inscrição (aqui).





P.S. - A Árvores de Portugal irá dispor brevemente de uma página na internet. Entretanto, qualquer questão deverá ser endereçada para:

Associação Árvores de Portugal
Rua Alexandre Herculano, n.º 371 4º Andar Dtº
4 000-055 Porto
Tel:22 200 24 72 Fax:22 208 74 55

E-mail: arvoresdeportugal(at)gmail.com

16 comentários:

Rafael Carvalho disse...

Felicidades para a nova associação.
O nosso património florestal bem precisa de quem o dignifique...
Cumprimentos.

Júlia Galego disse...

É uma óptima iniciativa. Que tenha muito sucesso.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Parabéns pelo novo projecto. Espero que tenha pernas para andar e que desperte as pessoas para os problemas que as árvores sofrem diariamente no nosso país.
Muito sucesso para o primeiro colóquio. Dê-nos feedback sobre o que se passou.

Francisco Carvalho

Anónimo disse...

Um projecto inovador, urgente e necessário. Parabéns e força Pedro!
João Martins

Nuno Carvalho disse...

Portugal chegou a um tal estado de destruição (vegetal) que se não forem os cidadãos a defender estes seres vivos (e a paisagem natural), o Estado, lamentavelmente, não o fará, pois há muito que, praticamente, se demitiu destas funções.
Desejo as maiores felicidades para esta nova associação.
Espero que venha a ter um grande impacto com muitos resultados práticos.

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

A todos,

Agradeço, em meu nome e de todos os que pertencem ao colectivo "Árvores de Portugal", as palavras simpáticas que aqui deixaram.

Espero poder vê-los no Sabugal, pelo menos aos que tiverem disponibilidade para tal.

A "Árvores de Portugal" aceitará, futuramente, a ajuda de todos os que gostam de árvores.

Peço apenas um pouco mais de paciência, pois estamos ainda no início da aventura e há certos pormenores que ainda não posso divulgar.

A seguir ao Sabugal haverá mais novidades.

O entusiasmo de todos pelas árvores é absolutamente essencial para que esta viagem chegue a bom porto.

Abraço.

Maria Lua disse...

Uma excelente notícia!
Parabéns, Pedro!
:-)

Rosa disse...

Boa! Que esse projecto crie raizes fortes para poder crescer muito é o que eu desejo.

ljma disse...

Muitos sucessos para a(s) Árvores de Portugal! Oxalá!
Abraço

Rúben disse...

... à espera de + notícias! ;) Boa sorte!

josnumar disse...

As associações quando nascem com objectivos de protecção e dignificação do nosso planeta e da nossa vida, só temos uma decisão a tomar: apoiá-las e participar sempre que possível nas actividades que elas organizam.
É de louvar as pessoas que procuram construir um país mais interessado pela suas árvores. Acreditem, um dia serão agraciados pelas suas sombras e frutos.
Força e vida longa para a Associação Árvores de Portugal.

isabel santos disse...

Olá Pedro!
Venho desejar-te muitas felicidades para a nova associação, tenho a certeza que irão fazer um trabalho muito útil e digno em favor das árvores.
Beijinhos
Isabel

Sérgio Murra Martins disse...

Quero so desejar muito boa sorte a esta nova associação. As arvores em Portugal estão de facto ao abandono, espero que a vossa associação venha mudar algo nesse aspecto.

melhores cumprimentos,
Sérgio Martins

Nelson Lima disse...

Boa Sorte!
Trabalho não vos vai faltar........ Força!

Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho disse...

Grande notícia!
Parabéns pala iniciativa e muitos votos de sucesso.
Esperamos também que isso motive mais gente, em diversos lugares do planeta, a se inspirarem em vocês.

Cesar

Anónimo disse...

Caro Pedro Santos

Parabéns pela inciativa da associação, votos de feliciadades para a mesma, têm site, como me posso fazer sócio?

grande abraço

António Monteiro