terça-feira, agosto 05, 2008

Em busca de árvores monumentais

Em busca de árvores monumentais na zona de Loriga

- Festival de Árvores n.º 26

- Um jornal atento ao problema das podas em Oliveira do Hospital. Investiga, fala com especialistas e denuncia - Correio da Beira Serra. (Não deveria haver mais jornais assim?)

- Fundação La Salette faz balança positivo da sua acção na protecção do ex libris de Oliveira de Azeméis e aguarda parecer sobre classificação de algumas árvores.

- Centro comercial de Viana do Castelo pretende converter as compras dos seus clientes em árvores a plantar na Serra de Santa Luzia.
(Para lá do óbvio apelo ao consumo, também podemos fazer um esforço e tentar ver o lado positivo desta iniciativa. Eu não sou contra a plantação de árvores, como é óbvio, mas vamos é parar com alguma hipocrisia associada a este tipo de iniciativas.
Sabemos que actualmente existe uma "moda", quase obsessiva, de plantar árvores. A mim, como já escrevi por diversas vezes, o que me incomoda é saber se estas acções são credíveis.
E não estou a falar apenas da questão de saber se as árvores que se anunciam neste tipo de campanhas são ou não efectivamente plantadas. Ainda que depois elas (aparentemente) não "apareçam" no terreno, como no caso daquela campanha de uma conhecida empresa de água engarrafada.
O que é importante é saber se, caso estas sejam plantadas em cidades, se serão escolhidas espécies adequadas ao local a que se destinam e se esse município fará uma correcta manutenção das mesmas.
E no caso de serem plantadas em ambiente florestal, saber se as mesmas fazem parte de algum projecto de reflorestação devidamente acompanhado ou se apenas serão plantadas ao acaso numa qualquer encosta.

Mais importante do que plantar árvores é garantir que sobrevivam, na floresta ou na cidade. Era bom que isto também preocupasse todas as empresas que agora querem "salvar os seus pecados" à custa da plantação de árvores
.)

- Portugal vai entrar em rede mundial de comércio de cortiça já este ano. O projecto está a ser promovido pelo WWF. Por outro lado, em Espanha, a WWF/Adena, o Instituto Catalán del Corcho e o Consejo de Administración Forestal, estão a trabalhar na certificação da cortiça. Os primeiros vinhos espanhóis com rolhas de cortiça certificada estarão à venda nos próximos meses.

- O município de Roquetas de Mar (Almería, Espanha) aprovou um conjunto de sanções de acordo com um regulamento que visa a protecção dos espaços verdes.
Este regulamento prevê um conjunto de coimas em caso de danos infligidos às árvores. Por exemplo, quem danificar o sistema radicular de uma árvore terá que pagar entre 15 000 a 30 000 euros.

- Como proteger as árvores de furacões? Gostei particularmente deste conselho: contrate um arboricultor credenciado para podar as árvores.
(Felizmente por cá, temos algumas depressões severas com rajadas ciclónicas, mas nada que se compare a um furacão. No entanto, poderíamos todos seguir este simples conselho: permitir que apenas técnicos credenciados em arboricultura fizessem a manutenção das árvores, no espaço público ou em propriedade privada. Não peço nada mais, pelas árvores e pela nossa segurança!)

- A presença de um insecto que provoca uma elevada mortalidade nos freixos está já confirmada no Wisconsin (EUA). Este insecto tem provocado uma grande devastação no Canadá e a sua presença também já foi confirmada na Europa.

Sem comentários: