sexta-feira, novembro 16, 2007

El Olivo Santo

Zambujeiro (El Rocío, Almonte - Espanha)


O zambujeiro [Olea europaea L. subsp. europaea var. sylvestris (Miller) Lehr.] retratado nestas fotografias (da autoria de Miguel Rodrigues) é um dos exemplares conhecidos como Acebuches del Rocío, os quais se situam na povoação de El Rocío (município de Almonte, província de Huelva), num dos limites do Parque Nacional de Doñana.

Estas árvores têm um estatuto de protecção (Monumento Natural) concedido pela Junta da Andaluzia, já que ao que consegui apurar através da internet, não existirá uma lei específica do Estado espanhol para a protecção das árvores (ver este texto).


E o que faz destes zambujeiros e, em particular do exemplar retratado* nestas fotografias, árvores tão especiais ao ponto de merecerem este estatuto de protecção? O melhor é lermos o que a este respeito escreve Susana Domínguez Lerena no magnífico "Árboles, Leyendas Vivas"


*Este exemplar é conhecido localmente como El Olivo Santo, o que poderá causar alguma confusão porque olivo é a designação vulgar (em castelhano) para oliveira; e, na realidade, esta árvore é um zambujeiro (acebuche em castelhano), ou seja, a variedade silvestre da oliveira.



Zambujeiro - (El Rocío, Almonte - Espanha)



De forma resumida, e segundo reza a lenda, no século XV um caçador de Villamanrique que se aventurou no Bosque de Las Rocinas, terá encontrado uma imagem de Nossa Senhora num enorme zambujeiro.


Por entre algumas peripécias que se seguiram, ao longo dos anos subsequentes terá crescido entre as populações vizinhas uma devoção muito particular a esta pequena imagem de Nossa Senhora. Esta devoção culminou a 29 de Julho de 1653, na aclamação da Virgen del Rocío como padroeira de Almonte.

Na actualidade, as festividades da Virgen del Rocío atraem mais de um milhão de peregrinos que se juntam na veneração a esta imagem; a procissão detém-se em frente ao Olivo Santo, o mesmo zambujeiro onde, de acordo com a referida lenda, a imagem teria sido encontrada.




Zambujeiro - (El Rocío, Almonte - Espanha)

As medidas para este zambujeiro referidas na obra "Árboles, Leyendas Vivas":

Altura = 14 metros
Perímetro à altura do peito = 8 metros
Diâmetro da copa = 22 metros

O Olivo Santo tem uma idade estimada de 700 a 800 anos.

3 comentários:

Filipe Duarte disse...

Sem dúvida um exemplar magnífico, pelo seu porte e persitência no tempo é definitivamente un Olivo Santo. Uma verdadeira lenda viva, certamente merece uma visita obrigatória.

Ralf Wokan disse...

Pedro,
encontrei há pouco esta novidade de picasa: todas as fotogradias têm um indicador numa mapa Google ao lado.
Desta forma o leitor faz idea onde se econtrava um fotografo.
Se publicar as pics também desta forma, com certeza, um dia a sua patria vai agradecer...
:)
Ralf

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Ralf,

Não domino o "Picasa"...vou investigar a sua informação.

Obrigado, um abraço