sexta-feira, março 29, 2013

Diferenças




Uma das minhas recordações de infância, das saudosas férias de praia na Figueira da Foz, prende-se com uma atividade que ocupava parte dos serões familiares: descobrir as “diferenças” da seção de passatempos do extinto Diário Popular.

É esse mesmo desafio que proponho hoje aos leitores deste blogue: será que conseguem identificar alguma diferença entre as quatro imagens que compõem a fotografia que acompanha este texto?

Apesar de todas retratarem árvores estropiadas, há uma significativa, mas decisiva, diferença entre as duas imagens da esquerda e as duas imagens da direita. No caso das imagens à esquerda, a destruição resultou do tornado que assolou a cidade de Silves no passado dia 16 de novembro. No caso das imagens à direita, recolhidas esta semana na Covilhã, essa destruição resultou de uma poda radical a mando da autarquia local.

Dito por outras palavras, o que em Silves foi resultado de um ato imprevisível da natureza, impossível de ser evitado, o que aconteceu na Covilhã poderia (e deveria) ter sido evitado, pois resultou de um ato de origem humana, pago com o dinheiro dos nossos impostos. Na Covilhã, como em boa parte dos municípios portugueses, anualmente, centenas de “tornados”, também conhecidos como podas camarárias, destroem o nosso património arbóreo. E tudo pago com o nosso dinheiro!


P.S. – Apenas para que não sobrem dúvidas sobre algum eventual motivo político-partidário por detrás deste texto, esclareço que as câmaras da Covilhã e de Silves têm a mesma cor partidária.


quinta-feira, março 28, 2013

Março



Primavera adiada...

Estradas de Portugal destrói plátanos de Colares

Fotografia de Pedro Macieira

Há umas décadas, a Junta Autónoma das Estradas plantou milhares de árvores ao longo de muitas estradas nacionais, criando maravilhosos túneis arbóreos de elevado valor paisagístico e patrimonial. Como neste caso, em Colares, no concelho de Sintra.
Hoje em dia, a sua sucessora, a Estradas de Portugal, destrói esse mesmo património. Resta saber se o continuará a fazer, de forma impune, perante o silêncio cúmplice de (quase) todos. Saúde-se a coragem dos que não abdicam de lutar contra este desfecho, como é o caso do Pedro Macieira, do blogue Rio das Maçãs.

P.S. - A Árvores de Portugal tem procurado ao longo dos últimos anos, em conjunto com outras associações, salvar os plátanos centenários da freguesia de Colares. No entanto, perante as podas que estão a ser perpetradas a mando da Estradas de Portugal (EP), torna-se evidente que o final deste filme há muito estava escrito e que todas as explicações dadas no passado pela EP mais não foram do que uma cortina de fumo criada com o intuito de iludir as pessoas e prepará-las para este desfecho.

terça-feira, março 26, 2013

Um carvalho raiano

Carvalho-negral (Quercus pyrenaica Willd.) - Fotografia de António Monteiro

Mais um ancião dos nossos bosques, a descobrir no blogue das árvores portuguesas.

domingo, março 24, 2013

Irresistível

Nogueira (Juglans regia L.) - Fotografia de António Monteiro

Também ficou apaixonado aos encantos desta nogueira? Descubra mais no blogue da Árvores de Portugal.

sexta-feira, março 22, 2013

Invasoras



Nova página do projeto "Plantas Invasoras: uma ameaça vinda de fora", com valiosas funcionalidades, incluindo uma aplicação, em suporte Android, que permite a qualquer cidadão identificar áreas invadidas.

P.S. - Também no Facebook.