
Para além do amor à árvore, une-nos o desinteresse em utilizar este sentimento, e este projecto que agora se inicia, como forma de promoção pessoal.
Muito haverá a dizer nos próximos tempos sobre esta associação. Fica, de momento, uma breve apresentação e a divulgação do seminário "Árvores Monumentais - Importância e Conservação".
Este seminário será a nossa primeira iniciativa pública e terá lugar no Sabugal, nos próximos dias 25 e 26 de Junho. Obrigado.
"A Associação Árvores de Portugal é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, criada no corrente ano, no nosso país.
Os nossos principais objectivos são a protecção e a dignificação da árvore. No caso das árvores ornamentais, em contexto urbano, pretendemos promover a divulgação de metodologias correctas para a sua manutenção.
Em relação às árvores monumentais, será criado um catálogo nacional que servirá de base para acções que visem divulgar e proteger este riquíssimo património.
Adicionalmente, iremos pugnar pela salvaguarda do património arbóreo nacional em sentido mais abrangente, nomeadamente dos últimos bosques com dominância de espécies autóctones, montados de sobreiro e de outras quercíneas e de olivais centenários.
Neste particular, pretendemos estar atentos e denunciar, dentro dos limites legalmente estabelecidos, situações onde o suposto interesse público possa servir de justificativo para atentados ao património arbóreo de Portugal.
De carácter não menos importante, pretende ser a nossa acção pedagógica, junto dos portugueses e portuguesas de todas as idades, visando promover a reaproximação das pessoas à Árvore.A criação deste laço afectivo, entre as pessoas e as árvores, será um dos nossos principais desideratos, procurando envolver a sociedade civil, nos seus diversos graus etários, nos vários projectos que realizaremos.
No seguimento dos objectivos enunciados, a primeira actividade pública que iremos levar a cabo será a organização de um seminário, sob o título de “Árvores Monumentais – Importância e Conservação”, o qual irá decorrer no Sabugal, nos próximos dias 25 e 26 de Junho, de acordo com a programação:
QUINTA-FEIRA, 25 DE JUNHO
13h30 - Recepção dos participantes no evento.
14h00 - Sessão de abertura - Saudação de boas vindas aos participantes pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal do Sabugal.
14h15 - "Castanheiros Notáveis do Concelho do Sabugal" por Laura Alves (Câmara Municipal do Sabugal) e Serafim Riem (Planeta das Árvores).
"Árvores Monumentais do Algarve e Baixo Alentejo" por Miguel Rodrigues (Associação Árvores de Portugal) e Pedro Teixeira Santos (Associação Árvores de Portugal).
- "TEMA A DEFINIR" (Autoridade Florestal Nacional).
15h30 - "Leyendas Vivas de los Bosques Españoles" por Susana Domínguez Lerena (Proyecto Árboles Leyendas Vivas).
16h30 - Intervalo/Pausa para café.
16h45 - "Monumental Trees" por Ted Green e Jill Butler (The Woodland Trust).
19h00 - Encerramento dos trabalhos do dia.
SEXTA-FEIRA, 26 DE JUNHO
09h00 - Saída de campo para visita, durante o período matinal, a castanheiros notáveis do concelho do Sabugal. No decurso da visita, será realizada uma oficina prática sobre metodologias de medição de árvores."
NOTA IMPORTANTE:
Para mais informações sobre este seminário, por favor contactar:
Nélia Vasco, tel: 271 75 10 42
Laura Alves, tel: 96 10 13 552
Fax: 271 753 408
Ficha de inscrição (aqui).
P.S. - A Árvores de Portugal irá dispor brevemente de uma página na internet. Entretanto, qualquer questão deverá ser endereçada para:
Associação Árvores de Portugal
Rua Alexandre Herculano, n.º 371 4º Andar Dtº
4 000-055 Porto
Tel:22 200 24 72 Fax:22 208 74 55
E-mail: arvoresdeportugal
Felicidades para a nova associação.
ResponderEliminarO nosso património florestal bem precisa de quem o dignifique...
Cumprimentos.
É uma óptima iniciativa. Que tenha muito sucesso.
ResponderEliminarCumprimentos
Parabéns pelo novo projecto. Espero que tenha pernas para andar e que desperte as pessoas para os problemas que as árvores sofrem diariamente no nosso país.
ResponderEliminarMuito sucesso para o primeiro colóquio. Dê-nos feedback sobre o que se passou.
Francisco Carvalho
Um projecto inovador, urgente e necessário. Parabéns e força Pedro!
ResponderEliminarJoão Martins
Portugal chegou a um tal estado de destruição (vegetal) que se não forem os cidadãos a defender estes seres vivos (e a paisagem natural), o Estado, lamentavelmente, não o fará, pois há muito que, praticamente, se demitiu destas funções.
ResponderEliminarDesejo as maiores felicidades para esta nova associação.
Espero que venha a ter um grande impacto com muitos resultados práticos.
A todos,
ResponderEliminarAgradeço, em meu nome e de todos os que pertencem ao colectivo "Árvores de Portugal", as palavras simpáticas que aqui deixaram.
Espero poder vê-los no Sabugal, pelo menos aos que tiverem disponibilidade para tal.
A "Árvores de Portugal" aceitará, futuramente, a ajuda de todos os que gostam de árvores.
Peço apenas um pouco mais de paciência, pois estamos ainda no início da aventura e há certos pormenores que ainda não posso divulgar.
A seguir ao Sabugal haverá mais novidades.
O entusiasmo de todos pelas árvores é absolutamente essencial para que esta viagem chegue a bom porto.
Abraço.
Uma excelente notícia!
ResponderEliminarParabéns, Pedro!
:-)
Boa! Que esse projecto crie raizes fortes para poder crescer muito é o que eu desejo.
ResponderEliminarMuitos sucessos para a(s) Árvores de Portugal! Oxalá!
ResponderEliminarAbraço
... à espera de + notícias! ;) Boa sorte!
ResponderEliminarAs associações quando nascem com objectivos de protecção e dignificação do nosso planeta e da nossa vida, só temos uma decisão a tomar: apoiá-las e participar sempre que possível nas actividades que elas organizam.
ResponderEliminarÉ de louvar as pessoas que procuram construir um país mais interessado pela suas árvores. Acreditem, um dia serão agraciados pelas suas sombras e frutos.
Força e vida longa para a Associação Árvores de Portugal.
Olá Pedro!
ResponderEliminarVenho desejar-te muitas felicidades para a nova associação, tenho a certeza que irão fazer um trabalho muito útil e digno em favor das árvores.
Beijinhos
Isabel
Quero so desejar muito boa sorte a esta nova associação. As arvores em Portugal estão de facto ao abandono, espero que a vossa associação venha mudar algo nesse aspecto.
ResponderEliminarmelhores cumprimentos,
Sérgio Martins
Boa Sorte!
ResponderEliminarTrabalho não vos vai faltar........ Força!
Grande notícia!
ResponderEliminarParabéns pala iniciativa e muitos votos de sucesso.
Esperamos também que isso motive mais gente, em diversos lugares do planeta, a se inspirarem em vocês.
Cesar
Caro Pedro Santos
ResponderEliminarParabéns pela inciativa da associação, votos de feliciadades para a mesma, têm site, como me posso fazer sócio?
grande abraço
António Monteiro